Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Mais de 70 mil pessoas estão curadas do novo coronavírus no Maranhão
08/07/2020 08:24 em NOTÍCIA

Quanto aos profissionais de saúde, 2.546 testaram positivo para a Covid-19 e 2.381 estão curados, porém 50 não resistiram à infecção e morreram.

 

O Maranhão chegou a 70.927 pessoas curadas do novo coronavírus, como mostra o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), desta terça-feira (7). São ao todo, 92.088 casos confirmados e 2.286 mortes pela Covid-19 no Maranhão.

 

Segundo a SES, 18.875 seguem em tratamento por conta da infecção, sendo que 18.026 estão em isolamento domiciliar e 849 estão em leitos hospitalares. Em enfermarias são 509 pacientes e em leitos de UTI são 340 em tratamento.

 

Foram 2.546 que testaram positivo para a Covid-19 no estado e 2.381 estão curados, porém 50 não resistiram à infecção e morreram.

 

Com base nos 191.287 testes laboratoriais realizados no estado para o diagnóstico da doença, a SES informou que 98.270 foram descartados e 6.683 seguem sob suspeita

 

Casos públicos

 

Flávia Cristina Abreu de Almeida, de 49 anos, recebeu alta com grande festa no Hospital Universitário, em São Luís. Ela ficou 34 dias internada com a Covid-19 e saiu chorando e agradecendo os profissionais de saúde. Flávia foi a última pessoa internada em uma das duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) que o HUUFMA mantinha apenas para pacientes com Covid-19, e que foi desativada.

 

 

Após ficar internada durante um mês e 22 dias, a paciente Celma Rodrigues, de 61 anos, ganhou uma nova vida depois de receber alta do Hospital Dr. Genésio Rêgo. Quando ela deu entrada no hospital, seus pulmões estavam com 92% de comprometimento. Ao todo, foram 31 dias internada em um leito de UTI e outros 21 dias na enfermaria até vencer a Covid-19.

 

 

Aos 102 anos, o idoso Francisco Pereira Leite que mora no município de Tuntum, é um dos maranhenses que venceram o novo coronavírus. Ele que nunca havia ido ao médico, descobriu que estava infectado ao ir par São Luís tratar de problemas nos pulmões.

 

 

Outro caso que ganhou repercussão foi no Hospital Universitário Presidente Dutra (HU-UFMA) em São Luís. Jociele Serra Pinheiro, de 38 anos, recebeu alta na unidade após contrair a Covid-19.

 

Grávida de 26 semanas, Jociele recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após passar 41 dias internada, sendo a primeira paciente a ser internada na UTI para Covid-19 do HU-UFMA em 1º de abril.

 

Ficar em casa

 

Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

 

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

 

Cuidados

 

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!