18 agências bancárias foram alvos de criminosos este ano no Maranhão
Uma das últimas ocorrências atingiu o caixa eletrônico do Banco do Brasil, instalado em prédio da Caema; este mês, foram cinco assaltos a bancosSÃO LUÍS - Dezoito agências bancárias já foram assaltadas este ano no Maranhão e cinco casos ocorreram somente neste mês. A polícia até ontem não havia efetuado a prisão dos dois criminosos acusados de terem feito reféns dois vigilantes e arrombado um caixa eletrônico do Banco do Brasil, instalado na sede da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), no centro da capital, ocorrido no último domingo.
O delegado Carlos Alessandro de Assis informou que no período da manhã de ontem (29) peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) foram até a sede da Caema, onde realizaram uma perícia. Também estiveram no local policiais do Departamento de Combate a Roubo a Instituições Financeiras (Decrif), órgão da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), com o objetivo de obter mais informações sobre essa empreitada criminosa.
Ainda segundo o delegado, no dia do assalto os bandidos, armados, conseguiram pular um dos muros da Caema sem chamar a atenção de populares e renderam os vigilantes. Logo após, eles arrombaram o caixa eletrônico utilizando um maçarico e fugiram levando uma quantia em dinheiro. “Há possibilidade de haver mais criminosos envolvidos nesse assalto, e a polícia já começou a investigar”, declarou o delegado.
Outras ocorrências
Apenas no último dia 4 ocorreram três assaltos a bancos e somente na cidade de Araioses foram duas agências explodidas por quadrilheiros. De acordo com a polícia, um bando fortemente armado conseguiu explodir o Banco do Brasil e o Bradesco dessa cidade e ainda crivou de balas a delegacia e o destacamento da Polícia Militar. Os bandidos, durante a fuga, atearam fogo em um veículo para impedir a ação policial. O valor roubado não foi revelado.
Araioses ficou sem banco. Os sinais de destruição eram visíveis nas agências bancárias explodidas. No Banco do Brasil, no local da porta da frente, ficou apenas um grande buraco. O telhado despencou e estilhaços de vidro estavam espalhados pelo piso e pela calçada. Era possível encontrar dinheiro queimado dentro do cofre arrombado pelos bandidos. O Bradesco também ficou destruído.
Os moradores tiveram que se deslocar até os municípios vizinhos para realizar transações bancárias, como saques, depósitos e pagamento de contas de água e energia.
Ainda nesse dia, os bandidos atacaram a Caixa Econômica Federal, localizada na Avenida São Luís Rei de França, no bairro do Turu, na capital. A polícia informou que os criminosos conseguiram fazer um buraco no muro dos fundos do prédio e tiveram acesso à parte interna. Mas deram azar, já que o alarme disparou.
Os criminosos fugiram sem levar nenhuma quantia em dinheiro e abandonaram o material, que seria utilizado na ação criminosa. Maçarico, picareta e martelo foram encontrados pela polícia. Esse foi o segundo caso de assalto a banco no Turu durante este ano. No dia 20 de março, o Banco do Brasil, localizado na mesma avenida, foi arrombado, e os assaltantes levaram o dinheiro do cofre.
No dia 11 deste mês, o alvo dos criminosos foi a Caixa Econômica Federal da cidade de Timon. De acordo com a polícia, eles explodiram essa agência bancária, como ainda trocaram tiros com militares e espalharam “miguelitos” pelas ruas, para dificultar o trabalho dos policiais.
Números
18 bancos já foram alvos de bandidos durante este no ano no estado
5 assaltos a agências bancárias ocorreram somente neste mês
Cronologia dos assaltos aos bancos durante este ano no Maranhão
Dia 4 de janeiro: Banco do Brasil de Zé Doca
Dia 18 de janeiro: Bradesco de Senador Alexandre Costa
Dia 26 de janeiro: Banco do Brasil de Dom Pedro
Dia 16 de fevereiro: Banco do Brasil de São Mateus
Dia 28 de fevereiro: Bradesco e Banco do Brasil de Aldeias Altas
Dia 6 de março: Bradesco de Brejo
Dia 20 de março: Banco do Brasil do bairro Turu
Dia 17 de abril: Bradesco de Cândido Mendes
Dia 7 de julho: Bradesco de Água Doce
Dia 9 de julho: Banco do Brasil de Santa Rita
Dia 1 de agosto: Bradesco de Buriticupu
Dia 6 de setembro: Banco do Brasil de São Luís Gonzaga
Dia 4 de outubro: Banco do Brasil e Bradesco de Araioses e Caixa Econômica de São Luís
Dia 11 de outubro: Caixa Econômica de Timon
Dia 28 de outubro: Banco do Brasil em São Luís (Caema)