GRAJAÚ – A partir de hoje (1º/04/2025), quem busca atendimento médico no Hospital São Francisco, em Grajaú, deve se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Bairro Expoagra. A transferência total e temporária dos serviços foi anunciada pela Prefeitura Municipal. Segundo a gestão, a medida é necessária para permitir a conclusão da reforma final que transformará o hospital na nova Maternidade Municipal e Centro de Referência da Mulher, cuja reabertura está prometida para 29 de abril.
A comunicação oficial sobre a transferência ocorreu por meio de vídeo divulgado nas redes sociais, com o Prefeito Gilson Guerreiro e o Vice-prefeito e Secretário de Saúde, Luis Fernando. "A partir do dia primeiro de abril todos os atendimentos que seriam realizados no São Francisco [...] vão ser realizados aqui na UPA", declarou Luis Fernando. O prefeito complementou, informando que o hospital ficará "desativado de atendimento" para "concluir em todos os sentidos a reforma para que no dia 29 [de abril] [...] funcione a maternidade plenamente".
A transferência ocorre para permitir a conclusão do projeto de converter o São Francisco em uma maternidade, um plano já anunciado anteriormente pela administração municipal.
O anúncio da Prefeitura, porém, não esclareceu um ponto crucial: se o Hospital São Francisco, ao reabrir no final de abril, manterá algum tipo de atendimento de caráter geral ou se funcionará exclusivamente como Maternidade e Centro da Mulher.
O efeito prático e imediato da decisão é a mudança no fluxo de pacientes, que agora devem buscar a UPA para casos antes atendidos no São Francisco.