Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Queiroga diz que SUS vai incorporar Zolgensma, remédio mais caro do mundo
06/12/2022 16:20 em SAÚDE

 

 

 
Criança com AME recebe o Zolgensma, dose única aplicada por meio de uma sonda - Divulgação
 

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga anunciou hoje (3) que o Zolgensma será incorporado ao rol de medicamentos do Sistema Único de Saúde. O remédio é considerado o mais caro do mundo por custar cerca de R$ 6,4 milhões e deverá ser aplicado em crianças com atrofia muscular espinhal, a AME.

"Trago boa notícia! O Onasemnogeno Abeparvoveque (Zolgensma), usado para o tratamento da Atrofia Muscular Espinhal, AME, recebeu da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias em Saúde, Conitec, parecer favorável para incorporação ao SUS, mediante acordo de acesso gerenciado", disse Queiroga.

PUBLICIDADE
 
 
 

 

 

A incorporação será feita após parecer favorável da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias em Saúde). Inicialmente, o colegiado havia dado uma recomendação desfavorável à inclusão do medicamento, mas reviu a posição após o envio de informações pela farmacêutica Novartis, que produz o remédio.

Na ocasião, o colegiado argumentou que devido à complexidade do tema, era preciso um "documento robusto" para verificar a viabilidade de incorporação do Zolgensma ao sistema de saúde. Além dele, há outras duas opções para pacientes com AME: Nusinersena e Risdiplam, ambos de uso contínuo e já incorporados ao SUS.

O que é a AME?

A atrofia muscular espinhal é uma doença rara, degenerativa e passada de pais para filhos.

- É caracterizada pela interferência na produção de proteína essencial para a sobrevivência de neurônios motores

- Por consequência, o paciente pode sofrer com atrofia dos músculos e dificuldade em realizar movimentos, como engolir alimentos ou respirar.

- A doença varia do grau 0 (antes do nascimento) ao 4 (segunda ou terceira década de vida), a depender do comprometimento dos músculos e da idade em que surgem os primeiros sintomas

AME não tem cura mas tem tratamento: hoje há duas medicações de uso contínuo incorporados ao SUS: Nusinersena e Risdiplam

"Esta é uma luta de muitos pais e de todos nós. Fico feliz em dar uma resposta tão importante. A AME é uma doença muito rara, degenerativa, que afeta o neurônio motor, responsável por gestos voluntários vitais para o corpo humano, como respirar, engolir e se mover", disse Queiroga.

O ministro publicou uma foto ao lado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que se diz ativista pelo cuidado de pessoas com doensas raras

 

 

 
 
 
 
 
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!