Argentina confirma primeiros casos de varíola dos macacos na América Latina
28/05/2022 10:23 em SAÚDE

Segundo a imprensa argentina, trata-se de um homem de 40 anos que voltou da Espanha. O paciente está "em boas condições, em tratamento sintomático", enquanto seus contatos próximos estão sob controle clínico e epidemiológico e sem apresentar sintomas, disse o relatório.

O segundo caso foi confirmado na tarde desta sexta pelo Ministério da Saúde, de um residente na Espanha que estava sob análise. Ele está de visita à província de Buenos Aires e não tem ligação com o paciente anterior. Sua idade não foi informada.

"A pessoa apresenta lesões ulcerativas sem outros sintomas associados, chegou ao país em 25 de maio e começou a apresentar os sintomas em 26 de maio. O doente encontra-se em bom estado geral, isolado e recebe tratamento sintomático", diz o relatório.

"Seus contatos próximos estão em acompanhamento clínico e epidemiológico estrito, sendo que todos estão assintomáticos até esta data", acrescenta a nota.

A varíola do macaco é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido aos seres humanos por animais infectados.

A transmissão de pessoa para pessoa é possível, mas rara. A doença foi identificada pela primeira vez em humanos em 1970 na República Democrática do Congo e, atualmente, é considerada endêmica em uma dúzia de países africanos.

Sua aparição em países não endêmicos é o que preocupa os especialistas. Até agora, os casos confirmados em áreas não endêmicas são geralmente leves e nenhuma morte foi relatada.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!