Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Covid-19 aumenta risco de trombose até seis meses após contágio, diz estudo
07/04/2022 10:53 em SAÚDE

Um estudo publicado nesta quinta-feira (6) no British Medical Journal (BMJ) afirma que a covid-19 aumenta o risco de desenvolver coágulos sanguíneos graves até seis meses depois do contágio. 

A pesquisa, realizada por uma equipe de especialistas da Suécia, revela que existe um risco maior de trombose venosa profunda até três meses após a infecção por covid-19. Segundo os pesquisadores, uma embolia pulmonar pode ocorrer até seis meses após o contágio e um evento hemorrágico até dois meses depois. 

A possibilidade aumenta em pacientes com comorbidades ou que desenvolveram uma forma severa da Covid-19. O estudo também aponta que houve mais casos de trombose durante a primeira onda da pandemia do que na segunda e terceira. 

O aumento do risco de coágulos em pacientes contaminados pela covid-19 já é conhecido. Nos hospitais, os anticoagulantes costumam ser administrados durante e após a infecção, em função dos sintomas , da gravidade do caso e do perfil do paciente. 

A novidade do estudo foi apontar o período em que o risco de coágulos era maior após a contaminação e quantos participantes foram afetados pelo problema, em mais de dois anos de epidemia. 

Mais de um milhão de pacientes contaminados 

Para realizar a pesquisa, os pesquisadores analisaram mais de um milhão de pessoas na Suécia infectadas pela covid-19 entre 1º de fevereiro de 2020 e 25 de maio de 2021. Elas foram classificadas por idade, sexo e local de residência. Outras quatro milhões que testaram negativo para a doença, no mesmo período, também foram estudadas. 

Os autores do estudo calcularam as taxas de trombose venosa profunda, embolia pulmonar e sangramento entre as pessoas que desenvolveram a doença e as compararam com o grupo que não foi contaminado. Desta forma, eles puderam observar uma grande frequência de casos de coágulos nos pacientes, até seis meses após a contaminação. 

Segundo os pesquisadores, os maiores riscos observados durante a primeira onda comparados com as duas seguintes poderiam ser explicados pelas melhoras nos tratamentos e na cobertura vacinal, especialmente entre os pacientes com idades mais avançadas. 

Os autores do estudo afirmam que os resultados obtidos justificam a adoção de medidas para evitar tromboses - como a administração de tratamentos para evitar a formação de coágulos sanguíneos - em particular para os pacientes de alto risco. A equipe de especialistas também destaca a importância da vacina contra a covid-19. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!