Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Consultas e cirurgias eletivas voltam a ser reduzidas por causa da Covid-19 no Maranhão
19/01/2022 10:05 em SAÚDE

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que vai reduzir, temporariamente, as consultas especializadas e a realização de cirurgias eletivas nas unidades estaduais. A medida vem diante do aumento de casos da Covid-19 no Maranhão, visa diminuir os riscos de contágio e ampliar a assistência aos pacientes da Covid-19. 

A decisão, publicada na Portaria nº 38 da SES, considera também o Decreto Estadual nº 37.360, de 3 de janeiro, que renova a declaração do estado de calamidade pública no Estado do Maranhão por conta da pandemia. 

De acordo com a portaria, as cirurgias eletivas serão reduzidas em 30% nos hospitais da rede estadual de saúde. As cirurgias oncológicas ou aquelas em que o adiamento possa resultar risco de agravamento do quadro clínico do paciente, ameaçando a vida, independente da especialidade, estão mantidas. 

O documento determina também a redução do fluxo de pessoas nos ambulatórios especializados, dentro dos Hospitais e Policlínicas, a partir da reorganização das agendas de consultas e do redirecionamento de pacientes para outros pontos de atenção, mantendo o atendimento em, no máximo, 50% da capacidade. A medida evita aglomeração nas unidades e minimiza os riscos de transmissão tanto da Covid-19 quanto de outra síndrome gripal. 

A retomada integral de consultas e cirurgias eletivas, quando autorizadas, vai observar a ordem cronológica dos agendamentos. 

Coronavírus no Maranhão 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em boletim divulgado na noite dessa terça (18), que o Maranhão tem 10.427 mortes e 375.086 casos confirmados do novo coronavírus. De acordo com a SES, foram contabilizados cinco óbitos e 523 pessoas infectadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas no estado, sendo 135 na Grande Ilha de São Luís, 51 em Imperatriz e 337 nos demais municípios. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, por sua vez, registrou queda e está em 2,77%. 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!