Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Auxílio emergencial: corte de repasses para mais de 565 mil
07/07/2020 19:41 em NOTÍCIA

 

Governo informa que bloqueou o dinheiro do benefício para mais de 565 mil pessoas. Há falecidos, militares e residentes no exterior na lista.

De acordo com um relatório do TCU (Tribunal de Contas da União), fornecido para o jornal Folha de São Paulo, o governo suspendeu o dinheiro de 565,3 mil beneficiários que estavam recebendo auxílio emergencial indevido. A informação foi divulgada na tarde de hoje (07/07).

Ainda, o relatório mostra que tais contemplados receberam em abril a 1 ª parcela. Mas, depois de investigação, foi constado que estas milhares de pessoas não cumpriam os requisitos do programa.

Auxílio emergencial indevido

Entre os casos, por exemplo, constam falecidos como beneficiários. Também, pessoas que residem no exterior e população em regime de prisão.

 

De acordo com os dados, há, inclusive, militares que receberam o auxílio emergencial indevido.

O relatório do TCU, que foi elaborado pela área técnica, compila informações sobre o auxílio e foi feito em maio. O documento, então, será levado pelo ao plenário pelo relator, ministro Bruno Dantas, durante julgamento nesta quarta (08/07).

Prejuízos

Vale sempre lembrar que as fraudes envolvendo o auxílio prejudicam a operacionalização do programa, causando demora nas liberações e análises, além de sobrecarregar os sistemas, como o aplicativo “Caixa Tem”. Além disso, resulta em déficit aos cofres públicos.

Como devolver o benefício

É importante que quem recebeu o benefício de forma indevida, proceda com a devolução. Isso, para evitar problemas com a Justiça. Além de devolver o dinheiro do auxílio emergencial, a pessoa que recebe auxílio sem ter direito pode responder a processos, como, por exemplo, de falsidade ideológica.

Para isso, o site devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br recebe solicitações de devolução de auxílio emergencial.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!