Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Risco de rompimento do talude, que funciona como uma parede de contenção, segue no nível 3, o mais alto; acidente era prevista para ontem
NOTÍCIA
Publicado em 26/05/2019

Risco de rompimento do talude, que funciona como uma parede de contenção, segue no nível 3, o mais alto; acidente era prevista para ontem

Por risco de rompimento em barragem da Vale em Barão de Cocais, 500 pessoas foram evacuadas da cidade

A Defesa Civil continua monitorando a movimentação do talude norte da mina de Gongo Soco, da mineradora Vale, em Barão de Cocais (MG), a 100 quilômetros de Belo Horizonte. A previsão da Agência Nacional de Mineração (ANM) era de que o rompimento da barragem ocorreria até ontem, sábado, dia 25.

Leia também: Forte terremoto atinge Peru e tremores chegam a cidades brasileiras; assista 

De acordo com Juvenal Caldeira, secretário municipal do Desenvolvimento Econômico da cidade e membro efetivo da Defesa Civil municipal, o risco de rompimento do talude, que funciona como uma parede de contenção para a barragem , segue no nível 3, o mais alto. 

“O receio de toda a cidade é que o talude venha descer”. Segundo ele, o temor é que isso “cause vibração e afete a montanha”, o que pode impactar a barragem Sul Superior, 1,5 quilômetro abaixo da contenção. A movimentação do talude chegou a 20 centímetros em alguns pontos, um centímetro acima do observado anteriormente.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online