A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP) publicaram uma nota técnica com recomendações urgentes a estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas em São Paulo e regiões próximas.
A medida foi tomada após nove casos de intoxicação por metanol em bebidas, que já resultaram em duas mortes em um período de 25 dias. O documento orienta bares, restaurantes, casas noturnas, hotéis, mercados, atacarejos, distribuidores, plataformas de e-commerce e aplicativos de entrega a interromperem imediatamente a venda de produtos suspeitos de adulteração.
Além disso, a nota alerta consumidores a não realizarem “testes caseiros” — como cheirar, provar ou acender o líquido —, práticas que não são seguras nem conclusivas. Caso apresentem sintomas relacionados à intoxicação, a recomendação é procurar atendimento médico urgente.
O objetivo, segundo a Senacon, é orientar o setor privado e desencorajar a ação criminosa de falsificadores e distribuidores irregulares.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.