Justiça do Maranhão aceita denúncia contra prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus, pai, irmã e outros 11 por fraude em licitações.
SANTA INÊS - A Justiça do Maranhão acolheu, nesta segunda-feira (4), a denúncia do Ministério Público que torna réu o prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus, e outras 13 pessoas por suposto desvio de R$ 55 milhões dos cofres públicos. O esquema foi investigado pela Operação Tríade, conduzida pelo Gaeco, e incluía fraudes em processos licitatórios, peculato e lavagem de dinheiro.
De acordo com o Gaeco, os investigados atuaram com contratos superfaturados e empresas de fachada para desviar recursos. O prefeito chegou a ser afastado em 2023, mas reassumiu o mandato antes da denúncia ser recebida pela Justiça.
Além de Felipe dos Pneus, tornaram-se réus: Welker Carlos Rolim; Antônio Francisco Rocha de Abreu; Janete de Macedo Moreira; Talita Abreu de Almeida; Renato Serra Trinta Abreu; João Gilberto do Carmo Dias Filho; Liliane Gatinho Viana; Thais Abreu Melo Martins Costa; Lya Fernanda Costa Alves; Thalihina Rodrigues de Carvalho (irmã do prefeito); Antônio Barbosa de Carvalho (pai do prefeito); Antônio José de Magalhães Neto e Samuel Martins Costa Filho.
Todos responderão por crimes cujas penas somadas podem ultrapassar 50 anos de reclusão. A ação penal segue para instrução processual, com fase de coleta de provas e depoimentos na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís.
O esquema foi detalhado em denúncia protocolada em janeiro, mostrando desvios por meio de licitações fraudulentas e movimentações financeiras suspeitas. A próxima etapa será o interrogatório dos réus e análise dos contratos envolvidos.