A família agora tenta juntos às autoridades ucranianas que ele retorne ao Brasil.
IMPERATRIZ - O imperatrizense Rafael Paixão de Oliveira, de 29 anos, sobreviveu a um bombardeio durante a Guerra da Ucrânia nesta quinta-feira (3). Rafael cursava direito em uma faculdade particular de Imperatriz e deixou os estudos em agosto de 2024 para viajar até a Holanda, em busca de novas oportunidades. Já na Holanda, surgiu a proposta de ir integrar o exército da Ucrânia.
Na última quarta-feira (3), a mãe de Rafael chegou a receber a informação de que ele estaria entre os mortos após o bombardeio na guerra contra a Rússia, mas depois veio o comunicado oficial do comando da base onde o jovem se encontra, relatando que ele havia sobrevivido.
Após o ataque, Rafael teve uma lesão no joelho e outra na mão. Ele chegou a fazer uma chamada de vídeo para a mãe, que mora em São Miguel do Tocantins, município que faz limite com Imperatriz, na divisa entre o Maranhão e o Tocantins.
Parentes de Rafael agora se mobilizam para conseguir juntos às autoridades brasileiras e ucranianas, que ele volte imediatamente para o Brasil.