Um aeroporto regional pode se tornar realidade em Grajaú. O deputado estadual Ricardo Arruda (MDB) anunciou, nesta terça-feira (25), que a cidade foi incluída no Plano Estadual de Revitalização de Aeródromos. O anúncio foi feito em sua conta no Instagram (@ricardoarrudama). Arruda comemorou a notícia, afirmando que a obra é um compromisso do governador Carlos Brandão com Grajaú e que a cidade "avança a passos firmes" para essa conquista.
No vídeo publicado pelo deputado, é possível ver documentos do plano estadual e uma visita à área onde a nova estrutura deve ser construída. Arruda estava acompanhado do presidente da Associação Comercial local, Adairton Tozzo, técnicos da prefeitura e o construtor Silvanio Chaves.
O Plano do Governo e a Situação em Grajaú
A Rádio Cidade apurou que o Governo do Maranhão, ao mesmo tempo em que inclui Grajaú e Itapecuru Mirim no plano para construção de novos aeródromos, já autorizou a recuperação de outros 10 aeroportos no estado. Os documentos mostrados no vídeo do deputado indicam que a fase atual do plano prevê melhorias em Alto Parnaíba, Carolina, Balsas, Pinheiro, Carutapera, Santa Inês, Barra do Corda, Bacabal, Barreirinhas e Colinas.
Segundo o governo estadual, o objetivo do plano é facilitar o transporte, incluindo o transporte médico de urgência, e impulsionar a economia, com foco no turismo e no agronegócio. Em Grajaú, um aeroporto regional poderia trazer mais desenvolvimento, facilitando a chegada de turistas e investidores, além de melhorar o acesso a serviços de saúde. Atualmente, por exemplo, autoridades, empresários e até mesmo aeronaves hospitalares têm utilizado o aeroporto particular de um empresário local para pousar na cidade.
Terreno
Para que o aeroporto de Grajaú saia do papel, o município precisa resolver a questão da transferência definitiva do terreno. Segundo Arruda, essa é a única pendência. O deputado disse que as conversas com a prefeitura estão avançadas e que acredita em um desfecho positivo. Detalhes sobre o cronograma e o investimento em Grajaú, no entanto, ainda não foram divulgados.

