GRAJAÚ – O debate sobre a viabilidade da construção de um aeroporto em Grajaú intensificou-se após declarações contundentes do político Marinaldo do Gesso em entrevista à Rádio Cidade no último dia 29 de abril. Na ocasião, Marinaldo classificou o projeto como "falsa promessa" e "inviável" no momento, apontando a falta de um terreno adequado e a não inclusão de Grajaú na lista prioritária de obras do Governo do Estado.
Em resposta a essas afirmações, a assessoria do Deputado Estadual Ricardo Arruda (MDB) encaminhou à emissora um documento oficial que comprova a inclusão do município no Programa de Revitalização da Infraestrutura Aeroportuária do Maranhão.
As Críticas de Marinaldo do Gesso
Na entrevista que desencadeou a recente troca de informações, Marinaldo do Gesso foi enfático ao afirmar que Grajaú "não tá inclusa" nos planos atuais de aeroportos financiados por parcerias federais e estaduais. "Porque não tem um terreno [...] Se veio aqui, é falsa promessa, vai vim aqui na campanha mentir", declarou, acrescentando que "fizeram a besteira agora querem vim tapear". Ele também citou a necessidade de mudanças na Lei Orgânica e no zoneamento urbano, além do alto custo para adquirir uma área apropriada.
A Resposta Documental e Explicações de Ricardo Arruda
Em um primeiro momento, no dia 30 de abril, o Deputado Ricardo Arruda participou do Programa do Rei das 11 na Rádio Cidade, reafirmando a inclusão de Grajaú no plano estadual e mencionando que um decreto de desapropriação para uma área no sentido Formosa da Serra Negra já existia, mas que o terreno ainda não estava formalmente à disposição do Estado, o que teria atrasado a ordem de serviço.
Posteriormente, a Assessoria do Deputado enviou um documento oficial à Rádio Cidade para comprovar a inclusão de Grajaú no programa estadual. É importante reassaltar que há uma observação clara no próprio documento de que alguns aeródromos, incluindo o de Grajaú, estão "aguardando a definição de nova área, por parte dos municípios". Ricardo Arruda reconhece essa pendência, mas a classifica como a superação de "pequenos detalhes burocráticos" para a destinação oficial da área que, segundo ele, já foi desapropriada.
Entrevista Detalhada Ainda Aguardada
Uma entrevista mais aprofundada com o Deputado Ricardo Arruda no programa do comunicador Dj Val, na Rádio Cidade, que havia sido reagendada para a semana passada para detalhar como esses "detalhes burocráticos" e a questão do terreno seriam resolvidos (considerando inclusive os apontamentos de Marinaldo de que seriam necessárias mundanças na Lei de zoneamento do Município), não ocorreu devido a conflitos de agenda do parlamentar. A Rádio Cidade e o Programa do Dj Val informam que continuam aguardando um contato da assessoria do deputado para a marcação de uma nova data.
Além disso, coloca-se à disposição da atual gestão Municipal, que é quem de fato está à frente das negociações do novo terreno, para esclarecer o tema à população.
A Rádio Cidade permanece comprometida em trazer todos os lados e atualizações sobre esta pauta.

