Grajaú (MA) – A crise política em Grajaú (MA) ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (17 de março de 2025) com a exoneração de dois secretários municipais ligados ao grupo político "Pé de Coco", do ex-prefeito Mercial Arruda e do deputado estadual Ricardo Arruda, e a renúncia do Procurador do Município. A Secretária de Educação, Izeth Barros, e o Secretário de Cultura, Sergio Limeira, foram demitidos pelo prefeito Gilson Guerreiro (Dr. Gilson) em meio à escalada de tensões após o rompimento da aliança. No mesmo dia, o Procurador do Município, Dr. Beny Saraiva, renunciou ao cargo alegando "motivo de foro íntimo".
Exonerações e Renúncia em Meio à Crise
As demissões dos secretários são mais um desdobramento do rompimento entre o prefeito e seus antigos aliados. Izeth Barros e Sergio Limeira eram nomes de confiança do grupo "Pé de Coco". Izeth foi Secretária de Educação durante o governo de Mercial Arruda e foi mantida no cargo por Dr. Gilson. Já Sergio Limeira foi Secretário de Assistência Social na gestão de Mercial e assumiu a pasta da Cultura no atual governo.
A renúncia do Procurador do Município, Dr. Beny Saraiva, embora não oficialmente relacionada à crise política, adiciona mais um elemento de incerteza ao cenário. Não há informações, até o momento, se a saída de Saraiva tem alguma ligação com os recentes acontecimentos.
Contexto do Rompimento
A exoneração dos secretários e a renuncia do procurador ocorrem em um contexto de crescente tensão política em Grajaú. No último sábado (16), o prefeito Gilson Guerreiro concedeu uma entrevista a uma rádio local onde oficializou o rompimento com Mercial e Ricardo Arruda.
Em resposta, hoje (17), Mercial e Ricardo Arruda concederam entrevista à mesma emissora, pedindo reconciliação e diálogo, e o deputado Ricardo Arruda rebateu, ponto a ponto, as acusações feitas pelo prefeito.
Repercussão e Próximos Passos
As exonerações indicam que o prefeito Gilson Guerreiro não acatou, ao menos por ora, o pedido de reconciliação feito pelos ex-aliados. A renúncia do procurador adiciona uma camada de incerteza sobre os rumos da administração municipal.
Ainda não há informações oficiais sobre quem substituirá Izeth Barros, Sergio Limeira e Beny Saraiva nas respectivas funções. O clima político em Grajaú segue tenso e incerto, com a população aguardando os próximos desdobramentos da crise.


