O secretário de Estado da Agricultura Familiar do Maranhão, Bira do Pindaré, comemorou a escolha, enfatizando a importância do evento para o estado. Ele conta que: “Estamos muito alegres em receber a 4ª edição da Feira Nordestina da Agricultura Familiar aqui no Maranhão. Se a Feira Maranhense foi um sucesso, imagine a Feira Nordestina, que reunirá toda a riqueza e diversidade produtiva do nosso Nordeste. Será uma oportunidade de valorizar ainda mais os agricultores e agricultoras familiares, que têm um papel fundamental na economia e na segurança alimentar da nossa região”.
A escolha do Maranhão como sede do evento em 2025 fortalece o estado como referência em políticas públicas direcionadas para a agricultura familiar, impulsionando a troca de experiências e valorizando a produção rural em nível regional.
Agricultura Familiar no Nordeste
Com destaque para o 1º Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar, o calendário de programações encerrou com a realização da 15ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizada na Bahia nesta segunda-feira dia 15. O ano de 2024 contou com uma vasta programação de eventos que fomentaram e promoveram o desenvolvimento e a expansão do setor nos noves estados da região nordestina.
Embora seja desafiador identificar precisamente o quantitativo de feiras de Agricultura Familiar realizadas no nordeste, é evidente que a região possui uma ampla tradição com esses eventos. Neste ano, foram realizadas ao menos dez feiras relacionadas ao setor da região.