Confira seis dicas essenciais para garantir a saúde financeira para a sua empresa.
Mais de 122 mil empresas no Maranhão estão inadimplentes, de acordo com levantamento realizado pelo Serasa. Em setembro, foram registrados 122.867 CNPJs nessa condição, representando 42% de todas as empresas do estado.
As dívidas médias dessas empresas ultrapassam R$ 17 mil e envolvem pendências com fornecedores, bancos, prestadores de serviços e impostos. Além disso, entre as micro e pequenas empresas (MPEs), o estudo apontou que 114.851 estavam inadimplentes em agosto, representando 1,8% do total de MPEs endividadas no Brasil.
Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp
Apesar do cenário, especialistas destacam alternativas para reverter a situação, bem como manter a saúde financeira dos negócios.
Diana Reis, diretora-executiva de uma empresa de engenharia ambiental, enfatiza a importância de um planejamento estratégico estruturado que envolva todos os setores da empresa.
explicou Diana.
“O nosso planejamento define marcos estratégicos que transformam nossa visão de futuro em ações práticas, com projeções de curto prazo, como de seis meses. Isso tem sido essencial para manter nossas contas em dia”,
Ferramenta para empreendedores
Para auxiliar empresários a lidar com as dificuldades financeiras, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou o Planejador Financeiro Empresarial, uma ferramenta digital voltada ao planejamento financeiro.
Jaime Coelho, gerente da unidade de Serviços Financeiros do Sebrae Maranhão, detalha que a ferramenta é uma plataforma onde o empreendedor pode acessar e fazer seu planejamento financeiro de forma fácil e didática.
destacou.
“A nossa ferramenta consiste em um site onde o empreendedor pode acessar e dentro da plataforma ele fazer seu planejamento financeiro de forma fácil e didática”,
Dicas para saúde financeira empresarial
Especialistas recomendam algumas ações práticas para garantir o equilíbrio financeiro das empresas, confira abaixo:
- Organize-se: Anote todas as despesas e receitas para ter uma visão clara e realista da situação.
- Classifique despesas e enxugue gastos: Identifique os custos essenciais e elimine os supérfluos.
- Evite gastos excessivos: Mantenha os custos com folha de pagamento entre 30% e 40% do faturamento, assim como reserve recursos para despesas previsíveis, como 13º salário e férias.
- Gerencie o estoque: Produtos encalhados representam dinheiro parado; promova ações para vendê-los.
- Separe verbas pessoais e empresariais: Misturar finanças pessoais com as da empresa pode comprometer o equilíbrio financeiro.