O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) expressou grosseria, quando questionado acerca da possibilidade de sair candidato para as eleições de 2026. Ele, que está inelegível para disputa a um cargo político, assegurou que é um “plano A” da extrema-direita.
“Enquanto eu não morrer, física e politicamente, sou eu mesmo. O plano A sou eu, o plano B sou eu também e o plano C sou eu. A não ser depois da minha morte física ou política em definitivo que eu vou pensar em possível num nome”, disparou ele, em entrevista à Rádio Gaúcha.
Durante a entrevista, Bolsonaro fez uma declaração polêmica sobre o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Inelegível em um julgamento político, porque me reuni com embaixadores, não fiz como o Lula, que se reuniu com traficantes no Morro do Alemão”, afirmou.
Bolsonaro, para quem não sabe, continua inelegível até 2030 por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele foi condenado em três ocasiões, sendo que duas penas por inelegibilidade estão em vigor, enquanto outra decisão foi revogada. Além disto, recentemente, o ex-presidente foi indiciado por tentativa de golpe de Estado em 2022.