A Grande São Luís é a região que lidera o ranking de cidades com maior ocorrência, com 69 casos.
No mês de julho, o Maranhão registrou 300 ocorrências de acidentes envolvendo pipas na rede elétrica, com São Luís liderando o ranking das cidades com maior ocorrência. As informações são da Companhia Equatorial Energia, que afirma que o número de julho foi superior às estatísticas de janeiro a maio deste ano, quando foram registrados 249 casos.
Segundo a Equatorial, este aumento se deve ao período de férias escolares, onde o público que mais pratica este esporte, geralmente crianças e adolescentes, estão com mais tempo livre. Além disso, o clima com ventos fortes do mês de julho pode cooperar para o aumento da prática e dos problemas.
Veja, abaixo, o ranking das cidades com maiores ocorrências
São Luís - 51
São José de Ribamar - 18
Imperatriz - 15
Timon - 15
Caxias 9
Riscos e cuidado
A prática de soltar pipa é um atrativo que várias pessoas optam por realizar para fugir da rotina e aproveitar o tempo livre. Porém, este é um exercício que precisa ser praticado com algumas cautelas para evitar acidentes e transtornos, tanto para quem está praticando quanto para terceiros.
Um destes cuidados é evitar soltar pipa em locais impróprios, como próximo à redes elétricas. O contato com descargas elétricas é grave e pode gerar vários problemas para quem sofre, levando até à morte, como o caso do maranhense Francielton, que morreu após ter o pescoço cortado por uma linha de pipa .
Segundo testemunhas o caso aconteceu quando Francielton voltava do trabalho, pilotando uma moto, na tarde da última sexta-feira (25). Ao passar por uma rua, uma pessoa que estava soltando pipa com cerol, a chamada 'linha chilena', acabou atingindo o pescoço de Francielton, que morreu no local.
Motociclista tem o pescoço cortado por linha de pipa com cerol e morre no MA
'Tirou a oportunidade de me ver crescer', protesta filha que perdeu o pai atingido por linha de pipa com cerol
Caso a pipa fique presa na rede elétrica, jamais tente resgatá-la com varas ou de qualquer outra forma, pois isso representa risco de choque elétrico;
Atenção à intensidade dos ventos, pois quanto mais fortes, maior a possibilidade da pipa ser lançada contra a rede elétrica;
Não utilize cerol nas linhas das pipas, isso pode provocar acidentes graves;
Cuidado com as “rabiolas”, pois elas podem prender nos fios elétricos e causar falta de energia, provocando choques, muitas vezes fatais;
É recomendável que a prática realizada por crianças e adolescentes sempre seja supervisionada por adultos;
Atenção: As linhas das pipas são perigosas para condutores de motos e bicicletas.
Por g1 MA — São Luís
02/08/2024 15h38 Atualizado há 17 horas