A Polícia Federal (PF), com apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), deflagrou na manhã desta quinta-feira (18), a Operação Frequência Limpa no município de Timon, a 431 km de São Luís. Duas pessoas, responsáveis diretas pela transmissão do sinal, foram presas em flagrante.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nos locais identificados como instalações das rádios clandestinas. Os equipamentos utilizados nas transmissões ilegais foram apreendidos, resultando na interrupção das atividades e na prisão de duas pessoas responsáveis diretos pela transmissão do sinal.
De acordo com a PF, as investigações constataram que as rádios operavam sem autorização, em descumprimento Lei Geral de Telecomunicações (LGT), importando num risco contínuo, podendo interferir em comunicações essenciais, incluindo operações de aeroportos, colocando em risco a segurança dos voos e passageiros.
Os responsáveis pelas atividades ilícitas, caso condenados, podem ser penalizados com reclusão de dois a quatro anos, além de multa, conforme prevê a Lei.
Operação Frequência Limpa
O nome da operação destaca o compromisso da Polícia Federal em manter a ordem e a legalidade no uso das radiofrequências, protegendo a população dos perigos decorrentes de atividades clandestinas e assegurando que as comunicações essenciais não sejam comprometidas.
Por g1 MA — São Luís
18/07/2024 12h36 Atualizado há 20 horas