São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara serão as primeiras a receber as doses da vacina contra a dengue.
As cidades de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara serão as primeiras a receber as doses da vacina contra a dengue. A campanha está prevista para começar a partir de fevereiro. O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra dengue no Sistema Único de Saúde (SUS).
Serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. O esquema vacinal da Qdenga será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a dengue será aplicada na população de regiões endêmicas em 521 municípios.
Enfrentamento das arboviroses
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) monitora o cenário epidemiológico das arboviroses no estado, bem como o início do período chuvoso e das altas temperaturas. Para evitar a propagação dos casos de dengue, chikungunya e zika vírus, transmitidas pelo Aedes aegypti, a Saúde reforça o combate ao criadouro do mosquito como principal forma de prevenção desta e de outras doenças.
Os dados epidemiológicos alertam para a necessidade das ações de eliminação dos focos do Aedes aegypti, inclusive no dia a dia da população. As principais fontes de criadouros são barris, tonéis, caixa d´água, pneu, entre outros, porém, todo local com água parada é um potencial criadouro o Aedes aegypti.
Medidas simples e eficientes podem ser adotadas, como manter bem tampados tonéis, caixas e barris de água; trocar água dos vasos de planta uma vez por semana; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo, entre outras.