A invasão de ontem de extremistas ao Congresso Nacional, ao prédio do STF e ao Palácio do Planalto contou com o apoio ou a presença de autoridades políticas, administrativas e militares;
Joelson Sebastião Freitas, guarda municipal - Agente em Foz do Iguaçu (PR), Joelson se candidatou a deputado federal no ano passado pelo PROS como Joelson Bolsoavista. Durante a invasão à Praça dos Três Poderes, gravou um vídeo em que dizia:
Erlon Paiotta Ferrite, chefe do serviço de ambulâncias de Penápolis (SP) - Nomeado para o cargo em março de 2021 pelo prefeito da Penápolis, Carlos Henrique Rossi Catalini, Ferrite gravou em vídeo a marcha dos golpistas à Praça dos Três Poderes.
"O Brasil é nosso", disse ele, enquanto se encaminhava em direção aos palácios. "Vamos para o Supremo meter fogo naquela desgraça."
Vilmar José Fortuna, capitão reformado da Marinha - O capitão-de-mar-e-guerra reformado da Marinha trabalhou como assessor no Ministério da Defesa de 2013 até o fim do governo Bolsonaro. Na manifestação golpista de ontem, posou em frente ao Congresso Nacional invadido.
Silvério Santos, PM de Goiás - "Venha você também para Brasília fazer a sua parte, não seja omisso e covarde", escreveu o policial militar de Goiás em uma postagem nas redes sociais em que posa durante a invasão (veja abaixo).
José Ruy, vereador de Inhumas (GO) - Outro a aparecer acenando para uma câmera durante a invasão foi o o vereador de Inhumas, José Ruy (PTC).
Leonardo Rodrigues de Jesus, o Léo Índio - Sobrinho de Bolsonaro, foi assessor da liderança do PL no Senado até junho passado.
André Fernandes (PL-CE), deputado federal eleito - Não há registro do deputado na manifestação, mas, nas redes sociais, ele convocou bolsonaristas na sexta (6) para o "ato contra o governo Lula" que terminou com a invasão dos prédios públicos.
"Neste final de semana acontecerá, na Praça dos Três Poderes, o primeiro ato contra o governo Lula. Estaremos Lá", disse ele no Twitter.
Deputado federal eleito André Fernandes publicou mensagem em rede social convocando para o ato
Sargento Rodrigues, deputado estadual (PL-MG) - O militar e deputado estadual Sargento Rodrigues postou um vídeo no Instagram de um manifestante gritando camuflado: "O Brasil é nosso. Tudo invadido aqui, ó, é nosso o Brasil". Não há registro do parlamentar durante a invasão.