Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Brígido: Diplomação de Lula provoca 'clima de festa' nos arredores do TSE
Publicado em 12/12/2022 14:24
NOTÍCIA

A colunista do UOL Carolina Brígido disse que o clima é de festa nos arredores do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), onde ocorrerá a diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), a partir das 14h desta segunda-feira (12),

No evento, Lula e Alckmin receberão um diploma assinado pelo presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes. O documento certifica que a Justiça Eleitoral apurou todos os votos, analisou as contas dos partidos, avaliou os recursos que questionaram o resultado do pleito e atesta que ambos têm condições de assumir o mandato de 2023 a 2026.

Esta é a última solenidade antes da posse de Lula como presidente da República, que acontecerá no dia 1º de janeiro de 2023. O evento marca o término do período eleitoral brasileiro.

Apoiadores do presidente Lula e Alckmin estão na porta [do TSE]. Muitos vestidos com a bandeira vermelha, com a bandeira do Brasil. É um clima de festa. Eu diria que é uma pré-posse, no sentido que tem muitos apoiadores, tem um clima de festa, bandeiras do Lula, do PT, é como se fosse um comício, um grande evento do presidente eleito.

Carolina Brígido, colunista do UOL

"Eu estive na diplomação de Lula em 2002 e em 2006. Esse clima de comoção, os apoiadores era um clima muito parecido com o que a gente está vendo hoje", completou a colunista

Carolina ressaltou que o petista chorou em suas diplomações em 2002 e 2006, e essa ação pode se repetir neste ano.

"O que se espera é que ele chore hoje para manter a tradição. Vamos ver se é isso mesmo que vai acontecer ou se ele já está acostumado a receber esse certificado aqui do TSE", disse a colunista.

Como será a diplomação de Lula?

A cerimônia de diplomação acontecerá no plenário do TSE, em Brasília, e vai começar com a execução do hino nacional pelos Dragões da Independência. Em seguida, Alexandre de Moraes, presidente da Corte Eleitoral, entregará os diplomas a Lula e Alckmin.

Na sequência, Lula fará um discurso. Depois disso, ainda há previsão de um breve discurso do presidente do TSE.

Autoridades dos três poderes — Judiciário, Legislativo e Executivo — vão compor a mesa oficial do evento.

Cerca de mil convidados deverão acompanhar a diplomação de Lula presencialmente no TSE, que contará com forte esquema de segurança. A área externa da Corte terá policiamento reforçado pela Polícia Militar e varredura do grupo antibombas da Polícia Federal. As vias de acesso ao Tribunal também terão circulação restrita.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online