Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Avião no Peru bate em veículo, pega fogo na pista e mata 2
19/11/2022 09:49 em NOTÍCIA

Um avião da Latam que estava prestes a decolar bateu em um caminhão e pegou fogo na pista do principal aeroporto internacional do Peru, nesta sexta-feira (18). Dois bombeiros que estavam no veículo morreram.

Um terceiro agente sofreu um traumatismo craniano e está em estado crítico, segundo informou a agência AFP.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento do impacto e a asa direita do avião em chamas, além de muita fumaça. As operações no terminal Jorge Chávez, localizado na cidade de Callao, próxima de Lima, foram suspensas até pelo menos as 13h deste sábado (19), no horário local.A maior parte dos voos que tinha o aeroporto como parada na noite desta sexta foi desviada para Pisco, 250 quilômetros ao sul da capital. Autoridades deslocaram funcionários para o local, para ajudar na sobrecarga de operações. Outros terminais, incluindo os de Piura, Chiclayo, Trujillo, Iquitos, Arequipa e Cusco, também passarão a receber voos internacionais.

O acidente aconteceu às 15h25 (17h25 de Brasília). O voo LA2213 tinha como destino a cidade peruana de Juliaca, no sudeste do país. Segundo a empresa aérea, 102 passageiros e 6 tripulantes estavam a bordo do Airbus A320. Por precaução, todos foram encaminhados para centros de atendimento.

A companhia disse que ninguém a bordo ficou ferido, mas o Ministério da Saúde do país citou 20 passageiros em tratamento, sendo ao menos dois em estado grave.

"Um trabalho está sendo realizado em coordenação com as autoridades competentes para apoiar as investigações do ocorrido o mais rápido possível", informou a Latam em nota. A empresa aérea comunicou que está mobilizando "todos os recursos humanos e técnicos" para cuidar das vítimas e que ativou o plano de resposta a emergências.

Não está claro, por exemplo, como e por que o veículo entrou na pista enquanto a aeronave taxiava. "Não havia emergência no avião, o voo estava em condições para decolar, tinha autorização para isso, e se chocou com um caminhão —que não sabemos o que estava fazendo ali", disse Manuel van Oordt, gerente da Latam no Peru, em entrevista coletiva.

Uma porta-voz dos bombeiros afirmou que a corporação colabora com as investigações e, se esse for o caso, assumirá as responsabilidades.

Ao menos três ambulâncias foram enviadas para o local. Luis Ponce Jara, comandante-geral da corporação, afirmou ao site peruano RPP Notícias que algumas pessoas foram levados a hospitais na região, nenhuma com ferimentos graves. O Ministério Público do Peru investiga o acidente.

"Quando íamos decolar sentimos um impacto forte. Eu estava sentado próximo à cauda e vi uma fumaça muito forte. Senti que ia perder a vida", disse à TV local Canal N Victor Adán Málaga, prefeito da cidade de Sandía, que estava a bordo. "Em nenhum momento se reportou nenhuma falha."

O brasileiro Mauro Ferreira, que estava aguardando no aeroporto em uma escala para voltar ao Brasil vindo do Panamá, conseguiu filmar o acidente. "Todos no salão de embarque ficaram apreensivos até vermos o avião parar e os bombeiros e ambulâncias chegarem. Foi muito angustiante, porque não sabíamos quantas pessoas havia a bordo, a fumaça estava muito alta", disse à Reuters.

O presidente do país, Pedro Castillo, manifestou solidariedade às famílias das vítimas. "Expresso minhas mais profundas condolências às famílias de Ángel Torres e Nicolás Santa Gadea, bravos bombeiros que morreram no acidente ocorrido no aeroporto Jorge Chávez. Meus pensamentos e orações estão com eles. Desejo a recuperação dos feridos", escreveu nas redes sociais.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!