Risco de perder votos fez Bolsonaro recuar no discurso de mexer no STF
12/10/2022 08:44 em Política

A repercussão ruim, o risco de prejuízo eleitoral e o aumento da tensão com o Judiciário foram os motivos que fizeram o presidente Jair Bolsonaro (PL) recuar da possibilidade de elevar o número de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

Ele voltou atrás sobre o assunto durante entrevista ontem em Pelotas (RS). "Vocês é que inventaram isso", disse a jornalistas. A declaração contraria o que Bolsonaro falou no canal de YouTube "Pilhado" no domingo (9). Na ocasião, o presidente afirmou que trataria do assunto depois da eleição.

Bolsonaro na contramão da campanha. O presidente tenta se afastar do discurso de que estuda aumentar o número de ministros do STF de 11 para 16 porque a proposta leva a perda de votos. Parte do eleitorado não concorda com afirmações que causem atritos com outros poderes.

A declaração inclusive vai contra o diagnóstico da equipe de Bolsonaro, que avalia serem necessários acenos ao centro para aumentar a votação do candidato. Além disto, o candidato passou os últimos três dias sofrendo críticas de juristas e imprensa por causa da proposta. Chegou a ser comparado pelo empresário João Amoêdo (Novo) a Hugo Chávez, ditador morto da Venezuela e figura que o candidato tanto crítica.

Situações desta natureza colaboram para manter a rejeição ao presidente próxima dos 50%, o que complica qualquer chance de vitória. Na pesquisa Ipec divulgada na segunda-feira (10), o candidato apareceu com 48% de rejeição.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!