Pesquisas do Instituto Datafolha sobre as eleições presidenciais realizadas desde 1989, quando ocorreu o primeiro pleito direto depois da redemocratização, mostram que o candidato que liderava a um mês da votação venceu a disputa em todos os casos.
Desde 1994, as eleições são realizadas no Brasil no mês de outubro. Por isso, foram consideradas as pesquisas aplicadas em setembro dos anos de 2018, 2014, 2010, 2006, 2002, 1998 e 1994. Em 1989, quando Fernando Collor (então no PRN) foi eleito presidente, o primeiro turno ocorreu em 15 de novembro e o segundo, em 17 de dezembro. Portanto, para aquele pleito em particular foi considerado o levantamento Datafolha realizado entre 18 e 19 de outubro.
O Datafolha foi selecionado para a análise, porque é o único que presta o serviço da mesma forma desde a volta da democracia ao país, e com constância e regularidade na divulgação de pesquisas eleitorais.
Metodologia
O levantamento do Metrópoles baseou-se nos acervos do instituto e em notícias veiculadas pela imprensa. Foram consideradas perguntas estimuladas com o principal cenário apresentado ao eleitor.
Para as apurações finais das eleições, foram consultados os dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nestas eleições, o mais recente levantamento do Datafolha aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 45% das intenções de voto. O atual chefe do Executivo federal, Jair Bolsonaro (PL), tem 32%.