SÃO LUÍS - O governador Flávio Dino (PSB) afirmou em entrevista ao portal Uol, no último fim de semana, que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) pode atuar para impedir a realização democrática das eleições no país.
Para Dino, os atos de 7 de setembro de 2021 onde milhões de cidadãos se reuniram espontaneamente em favor da democracia, foram uma tentativa de golpe de Bolsonaro.
"A primeira coisa é entender que esse risco existe. É preciso, desde já, manter uma linha direta com os outros Poderes, sobretudo o Judiciário. Quando se pensa naquela tentativa golspista de 7 de setembro de 2021, não há dúvida de que a atuação do STF foi decisiva. É preciso reforçar a rede de proteção do Estado brasileiro para além da política em si. Isso inclui empresariado, imprensa, sociedade civil", disse.
E completou: "Eu acho que Bolsonaro não reúne condições para empreitadas golpistas, mas não devemos nunca nos esquecer de que, se ele puder, fará qualquer coisa para evitar as eleições democráticas no país", completou.
Flávio Dino chegou a tentar polarizar a disputa política com Bolsonaro, há dois anos, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda estava preso.
Tentou se articular em Brasília para a disputa presidencial, mas não conseguiu.
Com Lula de volta ao jogo eleitoral, Dino lançou pré-candidatura ao Senado e agora trabalha pela reeleição de Carlos Brandão (PSDB), que assume o Governo do Maranhão, em definitivo, no dia 1 de abril este ano.