MARANHÃO - Vinte e quatro cidades maranhenses decretaram situação de emergência após as cheias de rios em razão das fortes chuvas. A Baixada Maranhense e a Região dos Cocais são algumas das áreas mais afetadas. Comunidades ribeirinhas estão isolada, e há desabrigados.
Em Pedro do Rosário, o nível do Rio Turiaçu subiu e deixou 500 pessoas desabrigadas. As fortes chuvas também causaram inúmeros danos na cidade de Pedreiras. O acesso a seis povoados da zona rural da cidade desapareceu. Com a maior cheia do Rio Mearim deste ano, só dá para chegar as comunidades de barco. Por lá, 101 famílias ficaram isoladas.
O monitoramento desses locais é feito pela Defesa Civil por meio de drones, e botes são usados para transportar os moradores.
Na Baixada Maranhense, uma enxurrada assustou os moradores da cidade Pinheiro e a água invadiu residências. Em Bacabal, o Rio Mearim subiu, deixando ruas ficaram alagadas.
Segundo o major do Corpo de Bombeiros do Maranhão, José Lisboa, um monitoramento está sendo feito em cidades do Maranhão, pois os meses de março e abril concentram o maior volume de chuvas.
IMIRANTE.COM, COM INFORMAÇÕES DA TV MIRANTE19/03/2022 às 11h13