Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Honorato Fernandes admite PT menor nos últimos 8 anos no Maranhão
Política
Publicado em 25/02/2022

SÃO LUÍS - O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de São Luís, Honorato Fernandes, admitiu, em entrevista ao programa O Que Interessa, da rádio Mirante FM, a diminuição da legenda no estado durante os últimos 8 anos.

Ele lembrou que na última eleição municipal, por exemplo, realizada em novembro de 2020, a legenda conseguiu eleger apenas um prefeito em todas as 217 cidades do Maranhão e alcançou apenas um mandato na Câmara Municipal de São Luís.

"Nos últimos 8 anos nós saímos de 10 ou 11 prefeitos, para um prefeito. Então, o PT, efetivamente do ponto de vista político no estado, diminuiu. Nossa representação também no Parlamento se manteve estável. Eu fui vereador até 2020 e antes de mim foram 8 anos sem o partido ter mandato na capital. Graças a Deus nós temos o Coletivo Nós cumprindo essa missão. Esse é um debate muito forte que a gente precisa tratar", disse.

Em seguida, Honorato afirmou que apesar de apoiar a pré-candidatura do senador Weverton Rocha (PDT) para o Governo do Estado, não houve até o momento qualquer tipo de negociação de espaços na máquina pública, ente o PT e Rocha, numa eventual vitória pedetista nas urnas no mês de outubro deste ano.

"Minha avaliação tem sido a mesma: nessa relação de espaço político, o espaço se ganha a medida que você se doa. Eu acho que não é tempo de falar a respeito de composição de Governo, eu acho que o reconhecimento pelo esforço de cada partido no momento adequado, deve ser chamado para pactuar isso, de acordo com a afinidade com as bandeiras - o PT tem uma afinidade muito grande quando se refere à Agricultura Familiar -, então tudo isso é construído, mas esse não é o momento", pontuou.

Dividido

Honorato também afirmou que, independentemente da decisão nacional da legenda em relação à composição da sigla no Maranhão, o PT deve seguir dividido para a disputa do Governo do Estado.

Na condição de presidente municipal da sigla, Honorato defende a pré-candidatura de Weverton Rocha. Lideranças da direção estadual do partido, contudo, apoiam a pré-candidatura do vice-governador Carlos Brandão (PSB).

Ele disse que a história recente do partido, de caminhar dividido no pleito eleitoral, se repetirá.

RONALDO ROCHA / NÚCLEO DE POLÍTICA25/02/2022 às 07h17

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online