Distribuição de doses de vacina contra a Covid-19 pelo Maranhão é iniciada
19/01/2021 09:02 em NOTÍCIA

Ao Maranhão foram destinadas 164.240 doses da vacina CoronaVac.SÃO LUÍS - Com a chegada das primeiras doses de vacina contra a Covid-19 ao Maranhão na noite dessa segunda-feira (18), o material começou a ser transportado para todos os municípios do Estado por três aviões, três helicópteros e 30 automóveis, por volta das 7h desta terça-feira (19).

O responsável pela distribuição dentro do Estado é o governo do Maranhão. Aos municípios cabe aplicar as vacinas. E o governo federal é o responsável por fornecer a vacina.

Ao Maranhão foram destinadas 123.040 doses da vacina CoronaVac, além de 41.200 já separadas para os indígenas do Estado, que totaliza 164.240 doses.

A estimativa é que a vacina esteja em todas as cidades do Maranhão até esta quarta-feira (20). São 2.124 salas de vacinação em todo o estado, sendo possível ampliar para 2.500.

Todo o transporte é acompanhado de escolta policial. A movimentação acontece em conjunto com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e o Centro Tático Aéreo.

Nesta primeira etapa, são vacinados os grupos determinados pelo Ministério da Saúde. Existem três fases nesta etapa. Na primeira fase, são trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais em asilos; população em situação de rua; população indígena, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

Tweetar

Tweetar

 
 
 
 
Flávio Dino 
 
Bandeira do Brasil
 
@FlavioDino
 
Vacinas em direção às cidades dos Lençóis Maranhenses. Agradeço à equipe da nossa Secretaria de Saúde que trabalhou até 5 da manhã para permitir o início dos voos.
 
 
 
 
 
 
 
0:04
10,9 mil visualizações
 
 
 
18
 
1,3 mil
 
 
 
 
Respostas

 

Na segunda fase, são os idosos de 60 a 74 anos. Na terceira fase, são pessoas com diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; e obesidade grave, com Índice de Massa Corporal igual ou maior que 40 (IMC≥40).

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!