A gestão do prefeito de São Bento, Luizinho Barros foi o alvo de uma mega operação na manhã desta sexta-feira (18). O Ministério Público do Maranhão, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas conjunto com a Polícia Civil, deflagrou a Operação Cooperação Zero e cumpriu 13 mandados de busca e apreensão em São (Gaeco), em Bento e em São Luís.
As ações desta manhã são o resultado da investigação civil instaurado pela Promotoria de Justiça de São Bento para apurar o suposto desvio de milhões de reais dos cofres da Prefeitura de São Bento, por meio de um esquema criminoso que envolveria a Diversa Cooperativa de Trabalho e Serviços Múltiplos.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na Prefeitura de São Bento e nas Secretarias Municipais de Agricultura, Meio Ambiente, Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, Administração, Esportes, Finanças e Juventude. As sedes da Diversa Cooperativa de Múltiplos em São Bento e São Luís também foram alvo da operação.
Segundo o Gaeco, foram apreendidos documentos, computadores, HDs externos, notas fiscais, notas de empenho e folhas de suposta criminosa teria desviado dinheiro público pagamento. A organização por meio de contratos irregulares contratados e cedidos ao Município de São e pagamentos públicos a servidores Bento.
Todo o material apreendido será periciado pela equipe do Gaeco e do Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro do MPMA. A investigação e os pedidos de medida cautelar de busca e apreensão foram feitos pela promotora de Laura Amélia Barbosa.