A Polícia Civil do Maranhão prendeu nesta terça-feira (25), o homem suspeito de assassinar o idoso Francisco Chagas, conhecido como Frank, de 67 anos, que estava desaparecido desde a segunda-feira da semana passada, quando saiu de Balsas para realizar uma corrida. O suspeito, identificado como Paulo Afonso, foi encontrado no município de Fortuna com o veículo da vítima e confessou o crime após ser detido.

Segundo informações repassadas pela família, Frank havia informado que faria uma corrida até São Domingos do Azeitão. No entanto, a investigação apontou que o chamado partiu de um morador de Balsas que trabalhava em uma obra na cidade de Fortuna. O idoso foi visto pela última vez na região do Morro do Chupé, no município de Magabeira, e seu celular foi localizado próximo a um posto de combustíveis no povoado Orozimbo.
As buscas começaram pelas próprias filhas de Frank, que percorreram diversos povoados até obter informações de que o veículo teria sido visto entrando em Jatobá. Com os dados repassados à Polícia Civil, equipes das delegacias regionais de Balsas, São João dos Patos e Colinas intensificaram as diligências até localizar o suspeito em Fortuna, onde ele trabalhava em uma obra e estava na posse do carro da vítima.
Após ser preso, Paulo Afonso confessou o homicídio e indicou o local onde havia deixado o corpo. O cadáver foi encontrado às margens da BR-230, no município de Pastos Bons, próximo ao povoado Orozimbo.
O delegado que acompanhou o caso destacou a integração das forças de segurança na elucidação do crime, ressaltando que o trabalho conjunto envolveu equipes de várias regiões do estado. Ele agradeceu a colaboração do delegado Ulisses, de Colinas, cuja atuação foi decisiva para o cumprimento do mandado de prisão temporária e para a localização tanto do veículo quanto do corpo da vítima.
“Infelizmente não conseguimos resgatar a vítima com vida, mas o autor, réu confesso, está sendo conduzido para os procedimentos legais. O trabalho integrado das forças de segurança foi essencial para dar uma resposta rápida à sociedade e oferecer um alento à família”, afirmou.
O caso segue agora para os trâmites legais, e o suspeito deve permanecer preso enquanto avança o processo de investigação e responsabilização pelo crime.