Por todo o mundo cemitérios adotam medidas para não causar aglomeração e ao mesmo tempo, manter a prevenção contra o vírus, com o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento social.

Grajaú Ma não se sabe se terá ou não um planejamento

Na capital, não será preciso fazer agendamento, mas administradores pedem prudência para não haver aglomeração, especialmente no dia 2 de novembro, dia de Finados, um dia em que pela tradição católica, faz-se reverência aos mortos. Particularmente nesse dia as pessoas enfeitam os túmulos com flores, acendem velas e muitas mandam rezar missas pelos parentes que perderam.

“Este ano, estamos preparados, infelizmente, para um grande número de visitações. A partir de quarta-feira as visitas devem se intensificar, mas estaremos com equipes distribuídas pelo espaço, orientando, com álcool em gel e fazendo os direcionamentos. Como o espaço é amplo, não necessitamos algo mais rígido, como agendamento, mas nossa preocupação é com a sala da administração que é um espaço pequeno, e muitas pessoas, nesse período aproveitam para regularizar alguma coisa, pedir orientação, informação…”, disse a gerente comercial do Jardim da Paz, Regina Salgado.

Para evitar essa aglomeração, principalmente para quem precisa saber a localização da morada do ente querido, o cemitério, desde o ano passado, disponibilizou a consulta pelo QR Code no site do cemitério, que mostra, através da câmara do smartphone, a localização do túmulo que será visitado. “Assim a gente pede que as pessoas não deixem para vir somente no dia de Finados, que a gente sabe que é o dia em que as pessoas costumam vir mais, e tome todas as medidas e cuidados de prevenção”, pede Regina Salgado.

 

Assim a gente pede que as pessoas não deixem para vir somente no dia de Finados, que a gente sabe que é o dia em que as pessoas costumam vir mais, e tome todas as medidas e cuidados de prevenção

 Movimentação deverá ser menor neste ano

No Cemitério do Gavião, no Centro da cidade, o diretor operacional, Sebastião Estrela, acredita que a movimentação este ano será bem menor do que a registrada nos anos anteriores.

O termômetro, segundo ele, é porque em geral há uma semana do dia de Finados já é intensa a visitação, tanto de quem se antecipa para levar flores ao túmulo, quanto de pessoas que estão fazendo manutenção nos mesmos. “Este ano, mesmo com o alto número de óbitos, as pessoas estão com medo ainda, estão mais cautelosas, porque o vírus ainda está aí. Outra coisa que pode dificultar, é que a praça da Saudade, que fica em frente ao cemitério está em obras, então isso já está dificultando o acesso porque o trânsito fica mais complicado”, disse o diretor.

 

Lá, assim como no Jardim da Paz, também não haverá, até então, um protocolo específico para visitação. Apenas serão seguidos os já recomendados pelas autoridades sanitárias, como uso de máscara, distanciamento e uso de álcool em gel. “A gente estará orientando nesse sentido, também solicitamos a presença do batalhão de policiamento militar e o Corpo de Bombeiros para qualquer eventualidade”, disse Sebastião Estrela.

Além do Cemitério do Gavião, existem outros 8 cemitérios públicos na capital (Vila Embratel, Anjo da Guarda, Vila Maranhão, Santa Bárbara, São Cristóvão, Tibiri, Turu e Maracanã, com administração terceirizada pela Prefeitura de São Luís à Empreendimentos São Marcos LTDA). No ano passado, a estatística geral foi de 50 mil visitantes no dia de Finados, sendo 23 mil somente no Cemitério do Gavião. Este ano, com a pandemia, a administração acredita que haverá uma queda de 60% nas visitações no dia de Finados.

 

Celebrações

As celebrações religiosas devem ocorrer mas deverão ser restritas com ocupação de 50% da capacidade e seguir protocolos sanitários.

Em anos anteriores ocorreram celebrações religiosas e programações ao longo do dia 2. No cemitério do Gavião, por exemplo, aconteciam missas de uma em uma hora, este ano ocorrerão apenas uma no início da manhã e outra no final de dia, de responsabilidade da Paróquia São Roque, da Madre Deus.

 

No Jardim da Paz, ainda não foi definido se haverá uma programação. Tentamos contato com o Cemitério Parque da Saudade, no Vinhais, mas não tivemos retorno.

A gente estará orientando nesse sentido, também solicitamos a presença do batalhão de policiamento militar e o Corpo de Bombeiros para qualquer eventualidade