José Benilton, o ‘Boca Rica

Policiais da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa - DHPP, em Imperatriz, prenderam na manhã dessa quarta-feira (11) cinco suspeitos de envolvimento no assassinato do prefeito de Davinópolis, Ivanildo Paiva, no dia 11 de novembro, na zona rural do município. A ação policial cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão em Imperatriz, Grajaú e Dom Eliseu, esta no estado do Pará. Entre os presos estão dois policiais militares, sendo um do Pará, preso em Dom Eliseu, e outro do Maranhão, preso em Grajaú.

Os mandados de prisão são todos temporários de 30 dias, podendo, no final do processo, as prisões serem transformadas em preventivas. Foram presos Francisco de Assis Bezerra Soares, conhecido como “Tita”, policial militar do Pará, lotado em Dom Eliseu; Willame Nascimento da Silva, policial militar do Maranhão, lotado em Grajaú; José Denilton Guimarães, conhecido como “Boca Rica”, que é mecânico; Gean Dearlen dos Santos Neres, o “Gean Listrado”, que segundo as investigações é pistoleiro, e Douglas da Silva Barbosa, cujo envolvimento foi o de ter fornecido o carro que serviu de condução para os matadores irem até o local do crime. Douglas é motorista de Uber e, segundo o delegado Praxisteles Martins, deu excelentes informações em seu depoimento.
O homem identificado por Carlos Ramiro Lima Ramos, conhecido por ‘Leo’, teve mandado de busca e apreensão cumprido em sua residência, onde foi apreendida uma motocicleta Honda Biz, cor azul, e documentos que, segundo o delegado Praxisteles Martins, estão sendo analisados. ‘Leo’ será ouvido logo que for localizado. Além da motocicleta, outros cinco carros também foram apreendidos.
Segundo a polícia, o militar Francisco de Assis Bezerra Soares, o ‘Tita’, e José Benilton Guimarães, o ‘Boca Rica’, foram os responsáveis pelo agenciamento dos assassinos. Gean Dearlen dos Santos Neres, o ‘Gean Listrado’, e Willame da Silva são suspeitos de serem os executores do prefeito.
As prisões dessa terça-feira (11) são a primeira parte da operação que tem como objetivo prender os envolvidos na execução do crime. Na sequência, com os depoimentos deles, a polícia pretende chegar aos mandantes e entender a motivação do homicídio. A operação policial coincide com a data que marca um mês da morte de Ivanildo Paiva.
José Benilton, Gean Dearlen e Douglas Barbosa já se encontram na Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz - UPRI. O policial Francisco de Assis, o ‘Tita’, foi levado para o quartel do 3º BPM, enquanto o outro militar,  Willame da Silva, somente será transferido para Imperatriz nesta quarta-feira e, depois de ser ouvido, também será levado para o quartel.