Homem acusado de fazer parte do 'bonde do Zinho' foi detido na rodovia Presidente Dutra
O Gaeco (Grupo de Atuação Especializada contra o Crime Organizado) e a Polícia Federal prenderam na noite desta quarta-feira (30) Peterson Luiz de Almeida, 33, investigado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro pelos crimes de milícia e comércio ilegal de arma de fogo. Ele é suspeito de ser um dos líderes do "bonde do Zinho", maior milícia em atuação no Rio.
Segundo as investigações, Almeida, que também é conhecido como Pet ou Flamengo, seria o chefe da milícia que atua nos bairros de Sepetiba e Nova Sepetiba, na zona oeste do Rio.
A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Pet.
O envolvimento dele com o grupo criminoso foi apurado pela Operação Dinastia, deflagrada em agosto do ano passado pelo Ministério Público, com o objetivo de desarticular a quadrilha, que seria comandada por Antônio da Silva Braga, o Zinho.
Zinho está entre os homens mais procurados do Rio e é um dos suspeitos de matar o ex-vereador Jerônimo Guimarães Filho, apontado como fundador da Liga da Justiça, milícia que deu origem ao "bonde do Zinho".
folhajus+
Receba no seu email as notícias sobre o cenário jurídico e conteúdos exclusivos: análise, dicas e eventos; exclusiva para assinantes.
O mandado de prisão contra Pet é temporário e foi expedido pela 1ª Vara Especializada em Organização Criminosa do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
O investigado foi detido na rodovia Presidente Dutra, nas proximidades de Paracambi, na região metropolitana do Rio, e encaminhado ao sistema prisional.
Segundo as investigações, Zinho se tornou líder da facção ao herdar o cargo do irmão, Wellington da Silva Braga, o Ecko, morto pela Polícia Civil em junho de 2021 na comunidade de Três Pontes, na zona oeste do Rio.
A polícia aponta que a organização é responsável por extorsões nos bairros em que atua, cobrando valores de comerciantes para oferecer segurança e monopolizando o comércio de gás, água, TV e serviços de transporte.
De acordo com a PF, 23 mandados foram expedidos nesse desdobramento da Operação Dinastia. Ainda não há um balanço de quantas prisões foram efetuadas.
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?