Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Piloto de avião de pequeno de porte, que caiu em Raposa, já tinha se envolvido em outro acidente aéreo na mesma região no mês de abril
Publicado em 28/07/2023 08:48
NOTÍCIA

 

O primeiro acidente, envolvendo o piloto, aconteceu no último dia 27 de abril, quando Edson Ruy fez um pouso forçado em uma área de plantação de hortaliças, também na zona rural da cidade de Raposa.

O piloto Edson Ruy Cordeiro Marques, que pilotava o avião de pequeno porte que caiu nesta quinta-feira (27), em Raposa, na Região Metropolitana de São Luís, já esteve envolvido em outro acidente aéreo com um monomotor neste ano.

O primeiro acidente, envolvendo o piloto, aconteceu no último dia 27 de abril, quando Edson Ruy fez um pouso forçado em uma área de plantação de hortaliças, também na zona rural da cidade de Raposa.

Após a queda, a cabine do monomotor ficou toda destruída (veja no vídeo abaixo). O piloto e uma outra pessoa que estava na aeronave tiveram ferimentos leves e foram encaminhados ao hospital.

Nesse acidente, a aeronave em que Edson Ruy voava, de prefixo PP-DJG, estava com o registro de operação negado, já que o Certificado de Aeronavegabilidade estava suspenso. O monomotor realizava um voo de teste, após uma manutenção, mas, segundo os registros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião, usado como táxi-aéreo.

Segundo acidente com o mesmo piloto

Duas pessoas ficam feridas em queda de avião pequeno porte em Raposa, no MA  — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Nesta quinta-feira (27), um avião de pequeno porte, que também era pilotado por Edson Ruy Cordeiro Marques, caiu na zona rural da cidade de Raposa. A informação foi confirmada ao g1, pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Célio Roberto.

Edson Ruy Cordeiro Marques e o outro tripulante da aeronave, identificado como Wilson Craveiro de Sá Neto, tiveram ferimentos leves e foram levados para hospitais em São Luís.

Imagens que circulam na internet, gravadas após o acidente, mostram que aeronave bateu em um muro do aeroporto de Raposa e foi parar entre as árvores. Segundo os Bombeiros, a aeronave caiu enquanto o piloto fazia uma manobra para aterrissar, com isso, o avião teria colidido contra o muro e depois em uma árvore.

Aeronave estava irregular

Avião de pequeno de porte que caiu na Raposa está com Certificado de Aeronavegabilidade cancelado — Foto:  Divulgação/Corpo de Bombeiros

Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave que caiu nesta quinta estava com o Certificado de Aeronavegabilidade cancelado, não podendo voar.

Os dados da Anac apontam que o monomotor modelo 172P, com número de série 17274982, que foi fabricado em 1981 pela Cessna Aircraft, está com o Certificado de Aeronavegabilidade cancelado, pois o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) está vencido desde maio de 2017, além disso, a aeronave estava danificada por causa de outro acidente.

Ainda de acordo com a Anac, a aeronave costumava ser usada como táxi aéreo, mas no Registro Aeronáutico Brasileiro consta que o monomotor está com operação negada para táxi aéreo. O avião foi comprado em novembro de 2022 por Ivan de Jesus Araújo Santos, que aparece registrado também como operador do avião.

Por g1 MA — São Luís, MA

27/07/2023 19h26  Atualizado há 12 horas

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online