Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Monitor da Violência: Maranhão tem aumento de 6,6% nas mortes violentas no primeiro trimestre de 2023
NOTÍCIA
Publicado em 21/06/2023

Janeiro foi o mês mais violento do primeiro trimestre do ano, segundo o levantamento obtido com exclusividade pelo g1. Ao todo, foram registrados 163 homicídios dolosos e dois latrocínios. Em seguida, aparece fevereiro com 143 homicídios dolosos e cinco latrocínios.

Veja, abaixo, os dados completos dos três primeiros meses:

Mortes violentas no Maranhão entre os meses de janeiro a março de 2023

Janeiro/23 Fevereiro/23 Março/23

Homicídios dolosos (incluindo os feminicídios) 163 143 114

Latrocínios (roubo seguido de morte) 2 5 10

Lesão corporal seguida de morte - - 2

Fonte: Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA)

PÁGINA ESPECIAL: Mapa mostra assassinatos mês a mês no país

METODOLOGIA: Monitor da Violência

Entre os estados do Nordeste, o Maranhão aparece em segundo lugar no ranking entre os que apresentaram os maiores aumentos de mortes violentas no primeiro trimestre de 2023.

Em primeiro, aparece o Piauí (+19,2%), em seguida o Maranhão (+6,6%), Rio Grande do Norte (+0,8) e Alagoas (+0,4). Os demais estados nordestinos apresentaram queda nos números.

Queda no Brasil

No país, o número de assassinatos continua em queda. Foram 10,2 mil nos três primeiros meses deste ano, o que representa uma baixa de 1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em 2022, o Brasil teve uma queda de 1% no número de assassinatos, como apontou um levantamento exclusivo do Monitor da Violência. Foram 40,8 mil mortes violentas intencionais no país no ano passado, o menor número de toda a série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública pelo segundo ano seguido.

O levantamento, que compila os dados mês a mês, faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Na noite desta terça-feira (20), acontece a abertura da 17ª edição do Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, momento em que os dados deste levantamento também serão apresentados ao público.

Índice nacional de homicídios

A ferramenta criada pelo g1 permite o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país. Estão contabilizadas as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Juntos, estes casos compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.

Jornalistas do g1 espalhados pelo país solicitam os dados, via assessoria de imprensa e via Lei de Acesso à Informação, seguindo o padrão metodológico utilizado pelo fórum no Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Os dados coletados pelo g1 não incluem as mortes em decorrência de intervenção policial. Isso porque há uma dificuldade maior em obter esses dados em tempo real e de forma sistemática com os governos estaduais. O balanço fechado do ano de 2022 foi publicado em maio.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online