A Copa do Brasil conheceu os oito times que vão disputar as quartas de final. São eles:
América-MG
Athletico
Bahia
Corinthians
Flamengo
Grêmio
Palmeiras
São Paulo
Detalhes da próxima fase
Os jogos das quartas de final serão definidos por sorteio, que ainda está sem data definida pela CBF. Os quatro clubes que chegarem à semifinal ganharão, cada um, R$ 9 milhões da entidade de prêmio.
A data-base para os jogos de ida da próxima fase é no dia 5 de julho, de acordo com o calendário nacional. Já as partidas de volta acontecerão uma semana depois.
O Flamengo é o atual campeão do torneio. O time carioca venceu o Corinthians na final da edição passada e, ao eliminar o Fluminense nas quartas, está vivo na busca pelo bi.
Não é exagero dizer que Rafael está em seu apogeu desde que passou a vestir a camisa do São Paulo. O goleiro tricolor foi o herói da classificação de sua equipe para as quartas de final da Copa do Brasil nesta quinta-feira, defendendo uma das cobranças de pênalti do Sport, e ganhou muitos elogios do técnico Dorival Júnior, seu velho conhecido.
"O Rafael se preparou ao longo da carreira. Talvez ele não tenha tido tantas oportunidades. Eu o conheci em 2007, já era o quarto goleiro do Cruzeiro. Na época vinha de uma crescente muito boa. Ele não teve oportunidades por ter encontrado sempre goleiros muito qualificados. É o momento para ele dar a sequência natural à carreira que demorou um pouquinho para ter um equilíbrio maior. Talvez esse seja o momento", disse Dorival Júnior.
Apesar de estar em seu início de trajetória no São Paulo, Rafael já vem sendo considerado por muitos como o melhor goleiro que passou pelo clube desde a aposentadoria de Rogério Ceni. Há quem ainda acredite que Tiago Volpi aparece à frente do atual arqueiro tricolor, mas é inegável que o momento do camisa 23 é para lá de positivo.
"Você substituir um goleiro como Rogério, só depois da décima geração vai acontecer. Toda a história do Rogério é impressionante. É natural que todo mundo tenha o reconhecimento por tudo o que ele fez. Você estar à frente de uma equipe que tenha um jogador como ele como maior ídolo, é natural que vá encontrar dificuldades. Não que não tenham passado goleiros de excelente nível, mas as comparações acabam desequilibrando quem passa. Que ele mantenha essa condição e que se estenda por muitos anos", completou.
Rafael foi contratado pelo São Paulo para ser a solução de um antigo problema do clube. Depois de Jandrei e Felipe Alves terem se revezado na meta na temporada passada, o Tricolor decidiu investir em um novo nome e, pelo menos por enquanto, parece ter feito uma boa escolha.
Rafael foi titular do São Paulo em 29 partidas na atual temporada e sofreu 20 gols. Aos 33 anos, o goleiro já manifestou o desejo de encerrar sua carreira no Tricolor escrevendo seu nome na história do clube.