Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Rei Charles 3º é coroado em cerimônia no Reino Unido; acompanhe
NOTÍCIA
Publicado em 06/05/2023

 

Rei Charles 3º é coroado em cerimônia no Reino Unido; acompanhe

Acompanhe ao vivo a cerimônia que oficializa novo ocupante do trono britânico após a morte de Elizabeth 2ª

O rei Charles 3º, 74, foi coroado neste sábado (6) na Abadia de Westminster, em cerimônia que durou pouco mais de duas horas.

Desde 1066, 39 monarcas foram coroados nesta abadia; Charles foi o 40º.

Acompanhe detalhes do evento e comentários de jornalistas da Folha, de Londres e de São Paulo.

Coroados, Charles 3º e Camilla fizeram uma breve aparição para as tropas em formação nos fundos do Palácio de Buckingham.

Depois de muita gaita de foles, agora passeia uma sucessão de bandas militares no gramado de um verde invejável para muito estádio de futebol. A avenida The Mall foi aberta ao público, que se aglomera na porta do palácio. (Márvio dos Anjos)

O presidente dos EUA, Joe Biden, parabenizou o rei Charles 3º e a rainha Camilla pela cerimônia de coroação, neste sábado (6).

"A amizade duradoura entre os Estados Unidos e o Reino Unido é uma fonte de força para nossos dois povos", escreveu o democrata nas redes sociais.

Biden não foi a Londres para a coroação. Apenas a primeira-dama Jill Biden está presente no evento já que, por tradição, o presidente americano não comparece à cerimônia da ex-metrópole.

"Estou orgulhoso de a primeira-dama representar os EUA nesta ocasição histórica", completou o presidente.

"A Realeza é um governo em que a atenção da nação está concentrada numa pessoa que faz ações interessantes. Uma República é um governo em que essa atenção é dividida entre muitos, que estão todos a fazer ações desinteressantes. Assim, enquanto o coração humano for forte e a razão humana fraca, a Realeza será forte porque apela ao sentimento difuso, e as Repúblicas serão fracas, porque apelam ao entendimento", escreveu o editor-chefe da revista The Economist no século 19 Walter Bagehot em seu livro "The English Constitution", de 1876, sobre o caráter de entretenimento inerente aos gestos da monarquia constitucional, como aparecer na sacada e dar um tchauzinho. Posições entre os presentes, sorrisos e gestos, tudo isso será investigado e eviscerado, como uma charada para o futuro da nação entretida. (Márvio dos Anjos)

A carruagem se aproxima do Palácio de Buckingham. A grande pergunta que será respondida é se o príncipe Harry estará na varanda ao lado do casal para a última saudação ao povo.

Depois de um intenso momento de litígio midiático, com a publicação do livro autobiográfico "O Que Sobra" (Companhia das Letras), o marido de Meghan Markle e pai de Archie e Lilibeth tem recebido acenos para uma possível reconciliação. Sua presença na abadia confirma isso, mas a varanda talvez lhe seja um protagonismo precoce para o momento. (Márvio dos Anjos)

Os chapéus das convidadas se destacaram na coroação do rei Charles 3º. Considerado um item tradicional da realeza britânica, o adereço acompanha a família real há décadas —em 1950, por exemplo, não se podia mostrar o cabelo em público.

Espinafre, ovos, leite, creme de leite, feijão-fava e estragão: esses são os ingredientes da "quiche da coroação", iguaria que será servida no almoço que deverá recompor as energias de Charles e Camilla após toda pompa vista na cerimônia e no desfile.

Foi desenvolvida pelo casal real ao lado do chef da realeza, Mark Flanagan, por se encaixar em diferentes dietas religiosas e seculares, como as vegetarianas. Charles 3º andou procurando um chef vegano para atuar no Palácio de Buckingham e baniu o foie gras dos banquetes nos palácios reais, por considerá-lo um alimento cruel com os gansos. (Márvio dos Anjos)

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online