Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Tabata pede cassação de Nikolas; deputado fez discurso transfóbico
08/03/2023 17:35 em NOTÍCIA

A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) afirmou que vai pedir a cassação do mandato de Nikolas Ferreira (PL-MG), que fez um discurso transfóbico hoje na Câmara.

A transfobia ultrapassa a liberdade de discurso garantida pela imunidade parlamentar. Afinal, transfobia é crimeTabata Amaral

O que aconteceu:

No Dia Internacional da Mulher, ele foi à tribuna da casa e colocou uma peruca loira.

Ele disse que, hoje, "se sente mulher", é a "deputada Nicole" e "tem lugar de fala".

As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres. Para vocês terem ideia do perigo que é isso, eles estão querendo colocar a imposição de uma realidade que não é a realidade."

Nikolas Ferreira (PL-MG), deputado federal

00:02 / 00:15

Deputado afirmou que não estava apenas defendendo suas próprias convicções, mas o direito de "um pai não querer que um marmanjo de dois metros de altura entre no banheiro da filha sem ser considerado um transfóbico".

Ele tirou a peruca e disse, em zombaria, que é gênero fluido;

Declarou também que as mulheres não devem nada ao feminismo, e que o movimento que defende igualdade entre gêneros "exalta mulheres que nunca fizeram nada pelas mulheres".

O deputado terminou o discurso com uma fala machista, elogiando as mulheres que têm filhos e formam família. Ele foi aplaudido.

A reação de Tabata e de outras parlamentares

Em plenário, a Tabata Amaral rebateu a fala de Nikolas e o chamou de "moleque".

Ela ressaltou que o deputado usou o Dia Internacional da Mulher para tirar o tempo que as deputadas tinham para se expressar com uma "fala preconceituosa, criminosa, absurda e nojenta" e cobrou que outros parlamentares endossem o pedido de cassação.

Quando você ofende uma mulher, você ofende a todas nós. Quando você faz uma fala criminosa como essa, você coloca a fala de todas nós em risco. Essa é a Casa do povo, não dá para fingir que nada aconteceu e seguir os trabalhos depois dessa fala.

Nikolas Ferreira já responde por transfobia

Desde fevereiro deste ano, o deputado responde por injúria racial após chamar a deputada Duda Salabert (PDT-MG) de "ele". Duda é uma mulher trans.

"Ele é homem. É isso o que está na certidão dele, independentemente do que ele acha que é", afirmou Ferreira em entrevista em dezembro de 2020, quando ambos eram vereadores de Belo Horizonte.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!