Prefeitura de São Paulo vai aplicar a vacina bivalente da Pfizer em idosos de 60 anos ou mais a partir de segunda-feira (6). O imunizante protege contra a cepa original do coronavírus e contra as subvariantes ômicron.
A campanha de vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na quarta-feira (1º) um lote de 530.776 doses da vacina bivalente da Pfizer. A vacinação acontece de forma escalonada por falta de doses.
Também a partir de segunda, gestantes e puérperas poderão se cadastrar na xepa da vacina. Assim, elas podem receber doses remanescentes ao fim do expediente nas unidades básicas de saúde.
Estão sendo vacinadas as pessoas dos grupos prioritários que completaram o esquema básico ou que já receberam uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses.
Além do grupo de idosos a partir de 60 anos, já podem se vacinar com a bivalente:
Pessoas acima de 70 anos
Pessoas maiores de 12 anos com imunossupressão
Indígenas
Residentes e funcionários de Instituições de Longa Permanência
A vacinação contra a covid-19 ocorre nas UBSs e AMAs de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, apenas nas AMAs/UBSs integradas, também das 7h às 19h. Para se cadastrar na xepa da vacinação, basta apresentar um comprovante de vacinação na UBS mais próxima da sua casa.
Até o momento, a Prefeitura de São Paulo aplicou 129.961 doses da vacina bivalente da Pfizer, sendo 123.932 em idosos maiores de 70 anos e 6.029 doses nos demais grupos elegíveis.