Economista e bacharel em direito, Martha Seillier, de 38 anos, é a mãe da primeira filha do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ). A criança nasceu na segunda-feira (13), nos Estados Unidos, onde Martha vive desde maio do ano passado.
Atualmente, Martha é diretora-executiva do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Ela foi nomeada pelo governo Jair Bolsonaro em 2022 para um mandato de três anos em Washington.
Antes de assumir o novo cargo, Martha foi Secretária Especial do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), um projeto do governo criado em 2016 para "ampliar e fortalecer a inteação entre o Estado e a iniciativa privada"
Diminuir o papel do estado no setor produtivo gera resistências, faz barulho, e muitas lideranças pelo mundo não querem enfrentar tais resistências
Martha Seillier, no LinkedIn
Também atuou como assessora-chefe da Casa Civil no governo Michel Temer. E participou da equipe que elaborou as reformas Trabalhista e da Previdência. Em 2019, chegou à presidência da Infraero, mas ficou apenas seis meses no cargo. Martha formou-se em instituições de Brasília, cidade onde nasceu, segundo informações de suas redes sociais.
Viagens e relacionamento
Nas redes sociais, ela tem perfil discreto. Antes de atuar no governo Bolsonaro, Martha compartilhava imagens de viagens ao exterior, como para Tailândia, Cingapura e Malásia.
Hoje, publica informações sobre seus trabalhos e opiniões políticas. Ela já classificou Paulo Guedes — que a nomeou para o BID — como "superministro da Economia" e o plano econômico do governo Bolsonaro como um projeto com "diretrizes inequívocas".
martha - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Martha publicava fotos de viagens, como na Nova Zelândia, antes de assumir cargos no governo
Imagem: Reprodução/Facebook
Nas ruas, Martha manifestou apoio ao ex-presidente Bolsonaro. Ela foi a uma das manifestações de 7 de setembro de 2021, ao lado dos apoiadores do ex-presidente, sem usar máscara contra a covid-19. E publicou um vídeo cantando o Hino Nacional. Na legenda, escreveu "Supremo é o povo".
O vereador está nos EUA para acompanhar a filha. Os trabalhos no plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro voltaram nesta semana, e o gabinete de Carlos tem cinco funcionários trabalhando normalmente.
A Câmara permite uma licença-paternidade de 20 dias. Mas Carlos Bolsonaro só decidirá após o Carnaval se pedirá o benefício.
A filha de Carlos Bolsonaro é a quarta neta do ex-presidente. O senador Flávio Bolsonaro tem duas filhas e o deputado federal Eduardo Bolsonaro, uma.