Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Anitta faz história no Grammy, mas não leva prêmio de revelação do ano
Publicado em 06/02/2023 09:16
NOTÍCIA

Anitta fez história no Grammy hoje ao ser a primeira brasileira indicada em quase 50 anos a uma das categorias principais do prêmio. Porém, não foi desta vez que a popstar levou o troféu de revelação do ano.

Ela concorreu ao lado de Muni Long, Latto Måneskin, DOMi & JD Beck, Tobe Nwigwe, Omar Apollo, Molly Tuttle, Wet Leg e Samara Joy — que levou o prêmio.

Menina, é uma loucura. Me sinto fazendo história. 50 anos que o Brasil não é nomeado em uma categoria do Grammy. Quase 50, faz 49. É tanto trabalho, a gente escuta tanto não. Estou super feliz. Eu acho que a determinação e a vontade de conseguir é a mesma. Eu vou atrás, estudo até que realmente eu esteja ali... É um caminho muito grande e não tinha ninguém que a gente olhava. Espero que isso abra espaços para um montão de brasileiros.Anitta em entrevista para a TNT, antes do evento

Já em papo com Laverne Cox, na transmissão do evento no canal E!, Anitta admitiu que estava ansiosa para a festa após o Grammy. "Não vejo a hora da festa do 'after'. É onde vamos beber e nos divertir".

O último ano de Anitta

A cantora também chegou ao 1º lugar das duas paradas globais da Billboard com "Envolver" em abril de 2022. Além disso, ela teve outras conquistas no ano passado.

Anitta levou mais uma vez um pouco do Brasil em seu show no Festival Coachella, que aconteceu na Califórnia (EUA), em abril;

Ela venceu a categoria "Melhor Clipe Latino", com "Envolver", no VMA 2022 e se transformou na primeira brasileira a conquistar um troféu no evento internacional;

Também foi a primeira brasileira a ganhar um AMA's (American Music Awards), além de cantar duas músicas na ocasião: "Lobby" e "Envolver";

Apesar de não ganhar as categorias concorridas, a artista foi uma das apresentadoras da cerimônia de entrega do 23º Grammy Latino;

A artista, que concorre ao prêmio na categoria de "Melhor Artista Latina", foi chamada de "superstar global" em texto da premiação.

Esse resultado é fruto da dedicação ao mercado internacional que Anitta tem desde 2016. Na época, lançou parcerias com J Balvin ("Ginza") e Maluma ("Sim ou Não", artistas que estavam em ascensão no reggaeton. Em 2019, lançou o álbum trilíngue "Kisses", com participações de Becky G, Prince Royce e Snoop Dog.

Mas em 2022 deu o passo mais ambicioso. O álbum "Versions of Me" foi produzido pela Warner Music dos Estados Unidos e focado no mercado de lá. Trouxe parcerias com Chencho Corleone, Cardi B e Myke Towers.

O que diz o site do Grammy sobre Anitta?

Um artigo no site da premiação destaca uma fala de J Balvin chamando Anitta de "um dos maiores artistas da história do Brasil". O texto se apoia em conquistas de Anitta ao longo de 2022 e, principalmente, no desempenho de "Envolver".

Ele diz que Anitta é humilde e que há uma dicotomia entre "bravata e vulnerabilidade, algo central para a arte de Anitta e seu apelo de quebra de fronteiras no cenário global"

"Basta vê-la tocar 'Envolver' no VMAs: visualmente, ela está fazendo movimentos sensuais, vestida de escarlate. Ela pode parecer maior do que a vida e, de certa forma, ela é. Mas essa voz contém tons profundamente humanos de sensibilidade e resiliência", afirma outro trecho.

O texto também destaca o lançamento de "Versions of Me", disco que atingiu um bilhão de audições no Spotify e "que apresenta várias permutações de plasticina do rosto de Anitta" por meio da arte da capa. O Grammy ainda cita as músicas "I'd Rather Have Sex", "Boys Don't Cry" e "Gimme Your Number".

O que é preciso ter para ser um "artista novo" para o Grammy?

Ao longo dos anos, as regras para a categoria mudaram bastante. Até 2020, por exemplo, o artista só poderia ser indicado se houvesse lançado até 30 singles ou três álbuns. Hoje, as regras são essas:

Deve ter lançado um mínimo de cinco singles ou um álbum;

Não pode ter entrado nesta categoria mais de três vezes, incluindo como membro intérprete de um grupo estabelecido;

Deve ter alcançado um avanço na consciência pública e impactado o cenário musical durante o período de elegibilidade.

Quem decide se o artista teve esse avanço é um júri da Academia de Gravação. No total, dez artistas são escolhidos.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online