GRAJAÚ – Um indígena foi encontrado morto na terra Cana Brava, às margens da BR-226, na aldeia Jurema, no município de Grajaú. A polícia investiga as circunstâncias deste crime, e há sinais de que ele tenha sido assassinado por arma de fogo.
O indígena foi identificado como José Inácio Guajajara. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz. Ninguém foi preso até o momento.
Outro indígena, que morava na aldeia Água Branca, em Grajaú, está desaparecido desde a última terça-feira (24). Ele foi identificado como Floriano Ambrósio Guajajara.
Indígena Floriano Guajajara está desaparecido. (Foto: Reprodução)
No início desta semana, representantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA foram à terra indígena Araribóia ouvir os relatos de 47 caciques de 109 aldeias. Durante as conversas, foram identificados diversos tipos de violações que podem causar a destruição da vivência ancestral, segundo a Comissão.
Comissão realiza visita técnica na terra indígena Araribóia. (Foto: Reprodução/Redes sociais/OAB)
Por meio de nota, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) informou que existe um programa em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros para reforçar a proteção aos indígenas. Leia na íntegra:
"A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) informa que a proteção dos indígenas e a titularização dos territórios são de competência da atuação direta do Governo Federal.
Contudo, o Governo do Maranhão promove ações e programas que têm por objetivo a garantia da segurança dentro dos territórios e a permanência dessas comunidades, tais como a Força-Tarefa de Proteção à Vida Indígena, um programa em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros para reforçar a proteção aos indígenas.
Outra ação é o programa de proteção Defensores, que garante a vida, integridade e possibilidade de lutar pelo território com segurança a dezenas de lideranças indígenas e seus familiares".