O deputado Paulo Fiorilo (PT-SP) solicitou ao Ministério Público uma investigação sobre o deslocamento de usuários de drogas que antes ficavam na região da Cracolândia, para a Praça Princesa lsabel.
Isso porque, segundo o deputado, a ação pode ter tido influência do até então governador de São Paulo, João Dória (PSDB).
"Embora o Governador João Doria tenha afirmado que não determinou nenhuma operação policial é importante lembrar que ele está de saída do governo e um ação na "Cracolândia" poderia ser um fechamento perfeito para seu plano de higienização de uma área que tem pontos turísticos da capital paulista, como a Sala São Paulo e a Estação Júlio Prestes, além de abrir a área para possíveis investimentos imobiliários", argumentou Paulo.
Em maio de 2017, início da gestão como prefeito de São Paulo, Dória declarou que a região da Cracolândia havia acabado, mesmo com os usuários retornando para o local posteriormente. Ainda sim, prédios foram demolidos com pessoas dentro, enquanto houve pedidos de internações forçadas para os dependentes químicos.