Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Fotógrafo faz registro raro de sucuri acasalando com vários machos em MS
10/02/2022 09:33 em ENTRETENIMENTO

Um fotógrafo da vida selvagem registrou o momento no qual uma sucuri adulta acasala com vários machos às margens do rio Formoso, em Bonito, em Mato Grosso do Sul.

As imagens, consideradas raras, só foram publicadas nas redes por Daniel De Granville ontem e mostram a proximidade do profissional dos animais, que parecem não se incomodar com a presença dele.

O registro, no entanto, foi clicado em 2016, depois que o fotógrafo foi alertado da presença da sucuri na região por amigos que trabalham com o monitoramento da vida selvagem.

Segundo ele, que trabalha com fotografia de animais há 20 anos, o rio Formoso é um dos que têm a maior quantidade de aparições de animais da espécie na cidade e se deparar com a imagem de um acasalamento é algo raro.

"Ela [a sucuri] é um animal bem discreto, não faz barulho. Apesar de ser um bicho enorme; ela se esconde, se camufla muito bem", contou o fotógrafo, em entrevista ao UOL.

Ele explica que o acasalamento da fêmea, que costuma ser copulada por vários machos simultaneamente, ocorre apenas no período de inverno, o que também dificulta o encontro. "A fêmea libera um feromônio no ar que atrai os machos, muito menores do que ela. Eles ficam se revezando na cópula. Às vezes, quando uma pessoa vê esta cena confunde e acha que se trata de uma mãe que acabou de parir os filhotes", afirma.

A sucuri não põe ovos e pode parir mais de 50 filhotes por gestação, que chega a durar oito meses.

Do UOL, em São Paulo

10/02/2022 04h00

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!