Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Japão testa TV 'lambível' em que se consegue sentir gosto de comida
24/12/2021 09:17 em ENTRETENIMENTO

Um professor japonês criou um protótipo de tela de televisão 'lambível' que pode imitar sabores de comida, mais um passo rumo a uma experiência multissensorial para os espectadores.

O aparelho, batizado de Taste the TV (TTTV), usa um carrossel de 10 tubos de sabores que emitem jatos combinados para criar o gosto de um determinado alimento. A amostra de sabor se espalha em um filme higiênico sobre uma tela plana de TV para ser degustada pelo espectador.

Receba notícias de Tilt no WhatsApp e no Telegram

Em plena era da covid-19, este tipo de tecnologia pode enfatizar a maneira como as pessoas se conectam e interagem com o mundo externo, disse Homei Miyashita, professor da Universidade Meiji.

"O objetivo é tornar possível para as pessoas terem a experiência de algo como comer em um restaurante do outro lado do mundo, mesmo estando em casa", explicou ele.

Professor Homei Miyashita, da Universidade Meiji, preenche recipientes com sabores durante demonstração do TTTV (Taste The TV), um protótipo de tela de TV "lambível" - Kim Kyung-Hoon/Reuters - Kim Kyung-Hoon/Reuters

Professor Homei Miyashita, da Universidade Meiji, preenche recipientes com sabores durante demonstração do TTTV (Taste The TV), um protótipo de tela de TV "lambível"

Imagem: Kim Kyung-Hoon/Reuters

Miyashita trabalha com uma equipe de cerca de 30 estudantes que produziu uma gama de aparelhos relacionados com sabores, como um garfo que faz a comida parecer mais saborosa. Ele disse que construiu o protótipo da TTTV sozinho ao longo do último ano e que uma versão comercial custaria o equivalente a cerca de 875 dólares.

As aplicações em potencial incluem aprendizado à distância para sommeliers e cozinheiros e jogos e charadas de degustação, disse.

Miyashita também está conversando com empresas sobre o uso de sua tecnologia de jatos para aplicações como um aparelho que pode espalhar um sabor de pizza ou chocolate em uma fatia de torrada.

Rikako Murayama e Rocky Swift

Em Tóquio

23/12/2021 14h35

Atualizada em 23/12/2021 16h37

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!