Trinta e cinco funcionários do órgão responsável pela realização do exame nacional pediram exoneração de seus respectivos cargos na segunda-feira
Flávio Dino aponta risco para a realização do Enem após demissões no Inep
Provas estão mantidas para este mês, assegura MEC (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)
SÃO LUÍS - O governador Flávio Dino (PSB) manifestou preocupação com a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 21 e 28 deste mês, em decorrência da crise no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Na segunda-feira (8), 35 funcionários do órgão responsável pelo Enem, pediram exoneração de seus respectivos cargos.
"Situação preocupante para a realização do Enem, com essa série de demissões no Governo Federal. Insegurança para milhões de pessoas. Espero que haja providências administrativas que evitem problemas maiores", disse.
Crise
Dentre os funcionários que pediram demissão no Inep, está Camilla Leite Carnevale Freire, membro da coordenação-geral do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O Enade será aplicada no próximo domingo (14).
Na noite de segunda-feira, o Ministério da Educação (MEC) informou que o cronograma de execução Enem 2021 está mantido e não será afetado pelos pedidos de exoneração de servidores Inep. Segundo o órgão, as provas do exame já se encontram com a empresa aplicadora e o instituto está monitorando a situação para garantir a normalidade de sua execução.
RONALDO ROCHA DO NÚCLEO DE POLÍTICA
09/11/2021 às 06h44