Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Justiça manda prefeitura em SP contratar mulher barrada por ser obesa
12/06/2021 10:00 em PUBLICIDADE

A Justiça determinou na quinta-feira (10) que a prefeitura de Birigui, no interior de São Paulo, contrate imediatamente uma mulher de 33 anos que foi aprovada em um concurso público realizado no início do ano, mas que havia sido barrada durante perícia médica. Ela havia sido considerada inapta para a vaga por ser obesa. Cabe recurso da decisão.

Em nota, a prefeitura de Birigui informou ao UOL que "ainda não tomou ciência da decisão. Assim que for formalmente notificada, tomará as devidas providências".

O concurso em questão oferecia vagas para diversos cargos, entre eles, o de recepcionista, para o qual a mulher foi aprovada em primeiro lugar. A situação mudou quando saiu o resultado da perícia médica, que a considerou inapta com base em seu IMC (Índice de Massa Corporal).

 

A mulher então recorreu à Justiça, com um mandado de segurança, alegando que o edital não foi específico ao listar os impedimentos para o cargo e que a reprovação não possui nenhum tipo de amparo legal. Os advogados da mulher também alegaram ofensa aos princípios da legalidade, impessoalidade, razoabilidade e da isonomia no serviço público.

A juíza Cássia de Abreu, da 3ª Vara Criminal da Comarca de Birigui, acatou os argumentos da mulher e determinou que ela seja convocada para assumir o cargo.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!