SÃO PAULO – Durante uma entrevista com o ministro do Turismo, Gilson Machado, ao programa Pânico, nessa quarta-feira (7), na rádio Jovem Pam, Emílio Surita, um dos apresentadores do programa, fez um comentário considerado xenofóbico ao Maranhão.
Em dado momento da entrevista, o ministro citou as belezas naturais dos municípios maranhenses de Carolina e Riachão, como as cachoeiras e poços de águas cristalinas que existem no local, e são atrações turísticas. Logo em seguida, Emílio Surita questionou Gilson Machado se na região “tem tv em cores ou não?”
Nas redes sociais, o comentário de Emílio Surita dividiu opiniões de pessoas que moram no Maranhão. “Carolina e Riachão no Maranhão são lugares incríveis, de um potencial turístico estupendo. Temos de tudo aqui: TV colorida, internet fibra óptica, Netflix”, disse um dos internautas.
Carolina
Carinhosamente chamado de ‘Paraíso das Águas’, o município de Carolina fica a 840 km de distância de São Luís, no sul do Maranhão. Na região existem quase 90 cachoeiras e mais de 400 nascentes.
Carolina ganhou ainda mais visibilidade por ser o principal ponto de apoio para os viajantes que querem conhecer a região da Chapada das Mesas, que é um complexo de cachoeiras, pinturas rupestres e enormes esculturas naturais situada no Maranhão.
A cidade de Carolina, de acordo com o instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) possui uma população de 24.165 habitantes.
Riachão
O município de Riachão, no extremo sul do Maranhão, também é um dos cartões-postais do Estado. A região possui diversos atrativos naturais, como cachoeiras, estradas rurais e piscinas naturais de águas cristalinas.
Um outro grande atrativo de Riachão é o chamado Poço Azu, um local com água cristalina com uma temperatura média super agradável de 22ºC, convidativo para um bom e refrescante mergulho.
Riachão fica a 868 km de distância de São Luís. Segundo o IBGE, o município tem população estimada de 20.334 habitantes.
FONTE: https://imirante.com/namira/brasil/noticias/2021/04/08/emilio-surita-questiona-de-ja-existe-tv-a-cores-em-regioes-do-maranhao.shtml